metropoles.com

Rússia ataca Kiev com dois mísseis durante visita de líder da ONU

Secretário-geral da organização, António Guterres já conversou com Putin e Zelensky, e tenta negociar a liberação de civis de Mariupol

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Luis Alves/Anadolu Agency via Getty Images
Antonio Guterres secretário geral da ONU em Mariupol
1 de 1 Antonio Guterres secretário geral da ONU em Mariupol - Foto: Andre Luis Alves/Anadolu Agency via Getty Images

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, está em visita à Ucrânia, conhecendo regiões atingidas pela invasão russa em curso no país. Durante a agenda de Guterres na capital, Kiev, autoridades ucranianas denunciaram bombardeio russo.

Dois mísseis de cruzeiro teriam atingido a região oeste da cidade na noite desta quinta-feira (28/4), no horário local. Poucas horas antes, Guterres visitou a área para conhecer espaços onde os ucranianos encontraram corpos de civis depois da retirada das tropas do Kremlin.

Um dia antes, o secretário-geral da ONU esteve com o presidente russo, Vladimir Putin. “No dia anterior, ele estava sentado em uma longa mesa no Kremlin, e hoje as explosões estão acima de sua cabeça. Cartão-postal de Moscou?”, provocou Mykhailo Podolyak, conselheiro de Zelensky.

O ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, foi outra autoridade que destacou a investida russa. “Este é um ataque à segurança do secretário-geral e à segurança mundial”, definiu.

Liberação de civis em Mariupol

Guterres prometeu negociar a retirada de civis da fábrica de Azovstal, o último reduto dos combatentes ucranianos em Mariupol. Agora reduzida a ruínas, a localidade era habitada por mais de 400 mil pessoas, e tornou-se uma cidade fantasma.

O representante das Nações Unidas salientou que é preciso negociar condições seguras e ter a confiança de que o acordo será honrado. “O nosso objetivo é sexta-feira (29/4). Mas não posso garantir, porque estamos ainda a discutir as modalidades”, frisou.

Antes de chegar a Kiev, Guterres esteve em Moscou. Terminou sem avanço a reunião realizada na terça-feira (26/4) entre ele e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

Guterres disse a Lavrov que a invasão da Ucrânia é uma violação da integridade territorial e vai contra a carta das Nações Unidas. “Ficou claro que existem duas posições diferentes sobre o que está acontecendo na Ucrânia“, reclamou o chefe da ONU.

Para a Rússia, o que está acontecendo é uma “operação militar especial” para combater “nacionalistas neonazistas”.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?