Rússia anuncia exercício militar com navios de guerra no Mar Negro
O anúncio foi feito um dia após a Ucrânia dizer que fará também exercícios militares, com uso de drones e mísseis antitanque
atualizado
Compartilhar notícia
O governo da Rússia anunciou, nesta terça-feira (8/2), que irá enviar seis navios de guerra para realizar exercícios navais no Mar Negro. As informações são da agência de notícias Inferfax.
O anúncio foi feito um dia após a Ucrânia dizer que fará também exercícios militares, com uso de drones e mísseis antitanque. A ação durará 10 dias e é uma resposta às atividades das tropas russas em Belarus.
Toda a costa da Ucrânia está voltada para o Mar Negro, que também tem limites com Belarus, ao norte, e com a Rússia, ao leste. No momento, há mais de 100 mil soldados russos na fronteira entre os dois países.
Soldados norte-americanos já começaram a desembarcar na Romênia, país membro da Otan e próximo da área de tensão.
Entenda o caso
O Kremlin é contra a possível adesão de Kiev à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O governo russo chegou a ameaçar a Ucrânia, alegando que haverá “graves consequências” caso o país se junte à aliança militar. A Otan, por sua vez, diz que “a relação com a Ucrânia será decidida pelos 30 aliados da Otan e pela Ucrânia – e mais ninguém”.
Os EUA, que lideram a organização, rebateram a Rússia e prometeram uma “forte resposta” caso o país invada a Ucrânia – possibilidade descartada publicamente por Moscou.
No entanto, os russos declararam que podem tomar uma ação militar não especificada se suas exigências de segurança não forem atendidas -entre elas, a não entrada da Ucrânia na Otan. Os EUA consideram o pedido inaceitável.
Ameaça militar
A expansão da Otan é encarada pela Rússia como uma ameaça militar, pois a Ucrânia é vista como um território com o qual eles podem impedir o avanço de forças militares ocidentais.
Desde o fim da União Soviética, em 1991, a Ucrânia é um país independente. No entanto, as histórias do país e da Rússia sempre andaram juntas. Isso porque o berço da Rússia moderna é a Ucrânia.
A Ucrânia já sofreu diversas invasões e chegou a ser incorporada por russos e soviéticos.
As regiões de Donetsk e Luhansk, áreas da divisão com a Rússia, conhecidas como Donbas, estão sob controle de separatistas apoiados pelos russos desde 2014. De lá para cá, ao menos 13 mil pessoas morreram em conflitos armados.
A Rússia afirma que o leste europeu é sua zona de influência e reivindica que os EUA e a Otan deixem de negociar com países da região. Desde o fim da União Soviética, diversos países entraram para a aliança militar e a União Europeia.