metropoles.com

Rússia ameaça travar acordo de grãos do Mar Negro em resposta ao G7

Acordo firmado em julho de 2022 permite a exportação de grãos e fertilizantes pelo Mar Negro mesmo em meio a guerra entre Rússia e Ucrânia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Future Publishing/Getty Images
Another 8 ships with agricultural products depart from port of Odesa Region
1 de 1 Another 8 ships with agricultural products depart from port of Odesa Region - Foto: Future Publishing/Getty Images

A Rússia pode interromper o acordo de grãos no Mar Negro, caso o G7 decida proibir exportações para o país. Assim ameaçou o ex-presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança de Putin, Dmitry Medvedev.

“Essa ideia dos idiotas do G7 sobre a proibição total de exportações para o nosso país por padrão é bonita, uma vez que implica uma proibição recíproca de importações de nosso país, incluindo categorias de bens que são as mais sensíveis para o G7”, afirmou em comunicado divulgado no Telegram. “Nesse caso, o acordo de grãos – e muitas outras coisas que eles precisam – acabará para eles”.

A ameaça de um dos principais aliados de Putin acontece depois que rumores de novas sanções do G7 seriam aplicadas contra o Kremlin, incluindo a proibição da maioria das exportações de países que compõem o bloco para a Rússia.

Firmado em julho de 2022 por Rússia e Ucrânia com a mediação da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Turquia, o acordo de grãos do Mar Negro teve como principal objetivo evitar uma crise global de alimentos provocada pelo conflito no Leste Europeu.

Com a iniciativa, o escoamento de grãos, fertilizantes e outros alimentos foi permitido em meio a guerra.

Contudo, com a recente escalada na retórica entre Kremlin e países que compõem o G7, o país comandado por Putin ameaça não renovar o acordo, que expira no próximo dia 18 de maio. No domingo, membros do G7 emitiram um comunicado conjunto pedindo a “extensão, implementação total e expansão” da iniciativa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?