Rússia ameaça países que ajudarem aviões de combate ucranianos
O ministro da Defesa da Rússia, Serguei Choigu, afirmou que essas nações serão consideradas envolvidas no conflito, que já dura 11 dias
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Defesa da Rússia, Serguei Choigu, informou neste domingo (6/3) que os países vizinhos à Ucrânia que se arriscarem a receber aviões de combate ucranianos serão considerados inimigos da Rússia.
“O uso da rede de aeródromos desses países como base para aviões militares ucranianos e seu uso posterior contra as Forças Armadas russas poderia ser considerado como um envolvimento no conflito armado”, disse o porta-voz do ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, à Agence France-Presse (AFP).
Além da Rússia ao norte e ao leste, os países que fazem fronteira com o país presidido por Volodymyr Zelensky são Belarus ao norte, Polônia e Eslováquia ao oeste e Romênia, Hungria e Moldávia no sudoeste.
Imagens mostram destruição no 11º dia de guerra:
Polônia, Eslováquia, Romênia, Hungria e Moldávia são os países que estão apoiando a Ucrânia, principalmente na recepção de refugiados.
Nesse sábado (5/3), no 10º dia de guerra entre Rússia e Ucrânia, a página oficial do Ministério da Defesa da Ucrânia compartilhou um vídeo no qual alega ter abatido um helicóptero russo.
➡️ Um vídeo divulgado pela mídia ucraniana mostra o momento em que soldados ucranianos abatem um helicóptero russo, que cai em uma bola de fogo. Ainda não se sabe o local da filmagem, compartilhada por um residente de Kiev no Facebook pic.twitter.com/Upavy0ocJz
— Metrópoles (@Metropoles) March 5, 2022
No post, os ucranianos escreveram: “Que pereçam os ocupantes russos. Glória à Ucrânia”.
Não foram divulgados detalhes sobre onde o helicóptero foi abatido. Postada por volta das 6h15 do horário brasileiro, a imagem foi produzida por uma residente de Kiev no Facebook.