metropoles.com

Rússia ameaça EUA após ataque na Crimeia com mísseis norte-americanos

Rússia acusou a Ucrânia de atacar a cidade de Sebastopol com mísseis norte-americanos e prometeu resposta contra os Estados Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Contributor/Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles - Foto: Contributor/Getty Images

O governo da Rússia prometeu retaliação contra os Estados Unidos após um ataque deixar quatro pessoas mortas em Sebastopol, na Crimeia, no domingo (23/6). Segundo o Kremlin, a Ucrânia teria utilizado mísseis balísticos norte-americanos durante a ação.

“O envolvimento dos EUA neste crime horrível está fora de qualquer dúvida”, disse o Ministério das Relações Exteriores russo em comunicado divulgado nessa segunda-feira (24/6). “Uma resposta a este crime certamente se seguirá”, destacou.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, mísseis táticos ATACMS foram usados durante o ataque. Além de fornecer as armas para a Ucrânia, Moscou ainda afirma que a rota de voo dos projéteis foi programada com a ajuda de satélites e militares norte-americanos.

 

Ao todo, o Kremlin acusa a Ucrânia de ter disparado cinco foguetes contra o território anexado pela Rússia em 2014. Quatro deles foram interceptados, e um explodiu sobre Sebastopol, deixando quatro mortos, incluindo duas crianças. Mais de 150 pessoas ficaram feridas.

Ucrânia em silêncio

Até o momento, o governo da Ucrânia não fez comentários públicos sobre a acusação de ter atacado o território russo com armas dos EUA.

A acusação da Rússia, no entanto, acontece semanas após diversos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) liberarem o uso de armas transferidas pelo bloco para a Ucrânia em ataques contra o território da Rússia.

Desde o início do conflito no Leste Europeu, o governo de Vladimir Putin tem alertado sobre uma possível escalada na guerra por conta do apoio que a Ucrânia tem recebido de países aliados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?