metropoles.com

Rússia acusa Ucrânia de apoiar grupos jihadistas contra Assad na Síria

Sem provas, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que Ucrânia cooperou militarmente com jihadistas na Síria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Contributor/Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles - Foto: Contributor/Getty Images

O governo da Rússia acusou a Ucrânia de cooperar com o Hayat Tahrir Al-Sham (HTS), que iniciou uma ofensiva contra forças de Bashar al-Assad na Síria com o apoio de outros grupos jihadistas, na última semana. A declaração foi da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, nesta quinta-feira (5/12).

Zakharova afirmou que Moscou recebeu informações de inteligência sobre “combatentes estrangeiros” atuando ao lado dos grupos rebeldes na Síria, incluindo alguns vindos de países da antiga União Soviética. Além disso, o governo de Volodymyr Zelensky foi apontado como um facilitador militar dos opositores de Assad.

“É evidente que a Ucrânia também esteve envolvida, com base nas informações que estamos a receber sobre a cooperação entre os serviços especiais do regime de Kiev e o Hayat Tahrir Al-Sham, incluindo a transferência de UAV (veículos aéreos não tripulados) e a partilha da experiência de utilização dos mesmos. Esta não é a primeira nem a última região onde o regime terrorista de Kiev está a utilizar a sua experiência criminosa. Antes havia países africanos e agora é a Síria”, declarou Zakharova durante coletiva de imprensa.

A porta-voz da diplomacia russa, no entanto, não apresentou nenhuma prova de que o governo Zelensky tenha cooperado com os grupos rebeldes sírio.

Desde o início da guerra civil na Síria, em 2011, a Rússia é um dos principais aliados do regime Assad. Após a ofensiva do HTS contra Aleppo, Moscou realizou bombardeios no território sírio, em apoio ao atual governo.

Até o momento, jihadistas já tomaram o controle da segunda maior cidade da Síria, Aleppo, além de Hama.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?