“RockYou2024”: hacker põe à venda lista com quase 10 bilhões de senhas
Segundo pesquisadores, esse teria sido o maior pacote de senhas roubadas da história. O arquivo foi nomeado de RockYou2024
atualizado
Compartilhar notícia
Um arquivo com 9.948.575.739 supostas senhas chamado de RockYou2024 em texto simples, ou seja, sem criptografia, foi posto à venda no dia 4 de julho por um hacker não identificado.
Segundo o portal Cybernews, a maioria das senhas presentes foram coletadas de 4.000 bancos de dados ao longo de duas décadas.
Aparentemente, a maioria das senhas presentes nesse arquivo recente já tinham sido anunciadas em 2021 em outra variável do RockYou. Na versão passada, o documento reunia 8,4 bilhões de credenciais, ou seja, algumas das senhas ali presentes podem já ter sido alteradas.
Especialistas questionam a veracidade da lista, pois, segundo eles, os dados, em sua maioria, não parecem ser senhas, mas, sim palavras tiradas de sites como Wikipedia.
Outro ponto levantado foi de que a RockYou2024 reúne apenas senhas, sem que elas estejam associadas a e-mails ou nomes de usuários, o que diminui a efetividade da lista.
Outra parte das senhas, as que foram, de fato, obtidas, não foram corrompidas, ou seja, não são exibidas de forma correta, tornando inútil a obtenção delas.
O nome escolhido deriva de uma empresa antiga de serviços online que foi vítima de um vazamento de dados enorme em 2009. 32 milhões de contas foram expostas após terem suas senhas armazenadas sem criptografia.
Após essa invasão, outras listas de senhas utilizaram-se do nome. A RockYou2024 é a mais recente atualização.