Risco de conflito nuclear é o maior desde a Guerra Fria, alerta ONU
Alerta da ONU acontece após Vladimir Putin anunciar o armazenamento de armas nucleares em Belarus
atualizado
Compartilhar notícia
Durante uma reunião do Conselho de Segurança, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que a recente escalada na tensão nuclear é preocupante, com o risco do uso de armas de destruição em massa sendo o maior desde o período da Guerra Fria.
“O risco de uma arma nuclear ser usada é, atualmente, maior do que em qualquer outro momento desde o auge da Guerra Fria”, disse Izumi Nakamitsu, subsecretária-geral da Organização das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento.
A reunião acontece após Vladimir Putin anunciar o armazenamento de armas nucleares em Belarus, país comandado pelo aliado Alexander Lukashenko.
De acordo com a diplomata, a falta de diálogo e o crescimento da retórica nuclear entre países com armas de destruição em massa são as principais causas do risco de um conflito com bombas atômicas.
“Quando se trata de questões relacionadas a armas nucleares, todos os Estados devem evitar tomar quaisquer ações que possam levar a uma escalada ou erro de cálculo”, afirmou.
Nakamitsu ainda pediu que a Rússia e os Estados Unidos, os dois países com os maiores arsenais nucleares do mundo, voltem as conversas para a implementação de um novo Tratado START.