metropoles.com

Vítima de abuso renuncia à comissão “anti-pedofilia” do Papa Francisco

O órgão foi instituído pelo pontífice em 2014 para combater casos de abusos sexuais na Igreja Católica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
marie collins
1 de 1 marie collins - Foto: Reprodução/Twitter

A irlandesa Marie Collins, vítima de pedofilia por parte de padres católicos, renunciou a seu cargo de integrante da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, órgão instituído pelo Papa Francisco para combater abusos sexuais na Igreja.

Collins fazia parte do grupo desde sua criação, em 2014, e sua saída foi anunciada por um comunicado do próprio órgão. Na carta de renúncia enviada a Jorge Bergoglio, a irlandesa cita sua “frustração” com a “falta de cooperação de outros departamentos da Cúria Romana”.

“O Papa aceitou a renúncia de Collins, com profunda apreciação por seu trabalho em benefício das vítimas de abusos do clero”, diz o comunicado da comissão. Já o presidente do grupo, cardeal Sean Patrick O’Malley, divulgou uma nota sobre a saída da irlandesa.

“Em nome de todos os membros da comissão, expressei a Collins nossos mais sinceros agradecimentos pelas extraordinárias contribuições que ela deu como fundadora dessa comissão”, disse o religioso.

O comunicado da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores ainda menciona uma diretiva do Papa que pedia para o órgão unir os próprios esforços àqueles da poderosa Congregação para a Doutrina da Fé, que já foi criticada abertamente por Collins por não ajudar nos trabalhos contra a pedofilia.

Em fevereiro de 2016, outra vítima de abusos já havia deixado a comissão, o britânico Peter Saunders. Com isso, o colegiado é composto agora por 16 pessoas, entre estudiosos e eclesiásticos, porém não possui mais membros que tenham sofrido agressões sexuais.

No passado, tanto Collins quanto Saunders já haviam ameaçado deixar o órgão caso bispos e outros líderes da Igreja Católica não admitissem sua responsabilidade na luta contra a pedofilia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?