Papa pede velhice “tranquila e fértil” ao completar 80 anos
No dia do seu aniversário, papa argentino recebeu para o café da manhã grupo de sem-teto no Vaticano
atualizado
Compartilhar notícia
O Papa Francisco completa 80 anos neste sábado (17/12) e antes de celebrar a missa com 60 cardeais do Vaticano, ele tomou café da manhã com alguns sem-teto. Segundo o Vaticano, o papa conversou com cada um dos convidados moradores de rua, sendo quatro italianos, dois romenos, um moldavo e um peruano.
Depois, durante a missa, o Papa descreveu a velhice como uma etapa da vida com “sede de sabedoria” e disse: “A velhice é tranquilidade, religiosa e também fértil. Rezai por mim, para que minha velhice seja assim: tranquila, religiosa, fértil e também alegre”.
“Há alguns dias me veio à mente uma palavra que parecia feia: velhice. Assusta também”, afirmou o pontífice na missa, realizada no Palácio Apostólico.
Francisco concluiu a homilia acrescentando que, em qualquer caso, um “pouco de sentido de humor ajuda a seguir adiante”.Antes do início da celebração, o decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, de 89 anos, repassou ao pontífice o tradicional desejo “Ad multos annos” (por muitos anos), uma expressão litúrgica usada também para expressar uma felicitação.
Em seu aniversário, o Papa recebeu mensagens procedentes de todo o mundo, sobretudo pelos e-mails criados especialmente para a ocasião pelo Vaticano em oito idiomas. Em português o endereço é PapaFrancisco80@vatican.va.
O Vaticano informou que o pontífice não programou nada especial para seu aniversário e citou um dia “normal, repleto de obrigações”. Hoje, Francisco se reúne com a presidente de Malta, Maria Louise Coleiro Preca, e com o governador regional da Congregação para os Bispos, Marc Ouellet. Também receberá integrantes da Nomadelfia, uma comunidade de laicos que tenta viver como os primeiros cristãos.