metropoles.com

Papa: funcionários públicos têm direito de recusar licença para casamento gay

Ele diz que as pessoas podem se abster de atividades que conflitem com sua consciência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ONU/UN Photo
ONU/UN Photo
1 de 1 ONU/UN Photo - Foto: ONU/UN Photo

O papa Francisco disse no domingo (27/9) à noite que funcionários públicos têm o “direito humano” de se recusarem a realizar alguns trabalhos, como emitir licenças de casamento para homossexuais, caso isso viole a sua consciência. “A objeção de consciência é um direito e faz parte do corpo de todos os direitos humanos”, disse o papa. “Se queremos paz, devemos respeitar todos os direitos”, acrescentou.

O papa falou aos jornalistas que o acompanhavam em seu voo de volta a Roma, após uma viagem de nove dias a Cuba e aos EUA. Um tema comum nas visitas do Papa a ambos os países foi a defesa da liberdade religiosa.

Nas últimas semanas, o caso de Kim Davis, uma funcionária do condado em Kentucky, veio à tona, depois que ela foi presa brevemente por se recusar a emitir licenças de casamento do mesmo sexo com base na sua fé religiosa, em meio a um conflito sobre a decisão de julho da Suprema Corte dos Estados Unidos, que reconheceu um direito constitucional ao casamento do mesmo sexo.

Durante entrevista coletiva no avião, o Papa Francisco foi questionado se os funcionários públicos têm o direito de se abster de atividades que conflitem com sua consciência, por exemplo, a emissão de licenças para casamentos do mesmo sexo. Ele não se pronunciou especificamente sobre este caso, mas disse que a objeção de consciência “é um direito humano”. “Se um funcionário do governo é uma pessoa humana, ele tem esse direito”, disse.

Na quarta-feira (23/9), em Washington, o papa Francisco disse ao presidente Barack Obama na Casa Branca que os norte-americanos devem ser “vigilante” para “preservar e defender a liberdade [religiosa] de tudo o que possa ameaçar ou comprometê-la”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?