Papa Francisco pede a Biden decisões guiadas “pelos direitos de cada pessoa”
O pontífice se pronunciou logo após a cerimônia de posse do democrata, segundo presidente dos EUA de religião católica
atualizado
Compartilhar notícia
O Papa Francisco desejou seus votos ao novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O democrata, segundo presidente norte-americano de religião católica, tomou posse em cerimônia no Capitólio nesta quarta-feira (20/1), ao lado da vice-presidente, Kamala Harris.
“Ofereço-lhe meus cordiais votos e a garantia de minhas orações para que Deus Todo-Poderoso lhe conceda sabedoria e força no exercício de seu alto cargo. Sob sua liderança, que o povo americano continue a se nutrir dos altos valores políticos, éticos e religiosos que inspiraram a nação desde sua fundação”, declarou o pontífice, em nota divulgada pelo jornal Vatican News.
Papa Francisco ainda afirmou que reza para que as decisões de Biden tenham respeito aos “direitos e a dignidade de cada pessoa, especialmente dos pobres, dos vulneráveis e daqueles que não têm voz”.
“Num momento em que as graves crises que afligem a nossa família humana requerem respostas clarividentes e unitárias, rezo para que suas decisões sejam guiadas pela preocupação de construir uma sociedade caracterizada pela justiça e liberdade autênticas, sempre com o respeito pelos direitos e a dignidade de cada pessoa, especialmente dos pobres, dos vulneráveis e daqueles que não têm voz”, completou.
Posse de Biden
Joe Biden tomou posse no Capitólio nesta quarta-feira. Ao lado de Kamala Harris, o democrata disse, em discurso, que a “democracia prevaleceu” e frisou a importância da união entre o povo norte-americano.
Por conta da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o evento não contou com público em frente ao National Mall (Passeio Nacional). Foram instaladas 200 mil bandeiras dos estados do país, representando aqueles que não puderam comparecer. Cerca de 1 mil pessoas foram convidadas para assistir à posse.
A cerimônia contou com a presença dos ex-presidentes americanos Bill Clinton (42º presidente dos EUA), George W. Bush (43º) e Barack Obama (44º). Eles estão acompanhados das esposas, Hillary Clinton, Laura Bush e Michelle Obama, respectivamente. Além disso, os cantores Lady Gaga, Garth Brooks e Jennifer Lopez se apresentaram.