Papa Francisco: “Casais dizem ‘sim’, mas não sabem o que dizem”
Afirmação do Pontífice, feita espontaneamente em conversa com padres, freiras e comunidade, foi duramente criticada por conservadores da Igreja Católica
atualizado
Compartilhar notícia
Festa caríssima e cerimônia pomposa não são o bastante para se fazer de fato um casamento. “A grande maioria de nossos casamentos sacramentais é nula, porque os casais dizem ‘sim, pelo resto da minha vida’, mas não sabem o que dizem, porque têm uma cultura diferente”.
A afirmação, feita pelo Papa Francisco, causou polêmica, chegando a ser classificada de “extraordinária, irresponsável e ridícula”, pelo colunista do jornal New York Times Ross Douthat, um declarado católico conservador.
Douthat, como outros conservadores da Igreja Católica, não perdoam o Pontífice por fazer comentários espontâneos sobre questões doutrinárias. Neste caso, o papa se manifestou durante uma sessão de perguntas e respostas com padres, freiras e integrantes da comunidade numa basílica de Roma.
Ele abordou o assunto ao responder a uma pergunta de um dos presentes sobre a crise nos casamentos. Na transcrição do diálogo, o Vaticano tratou de amenizar as coisas, alterando “grande maioria” para “alguns”.