Papa a jornalistas: “Perda para democracia se faltassem essas vozes”
A mensagem do pontífice foi uma homenagem ao 55º Dia Mundial da Comunicação, comemorado nesse sábado (23/1)
atualizado
Compartilhar notícia
O papa Francisco enviou uma mensagem, intitulada Vem e Verás, aos comunicadores, em homenagem ao 55º Dia Mundial das Comunicações, comemorado nesse sábado (23/1). No texto, o pontífice agradeceu a coragem de jornalistas e defendeu a importância do trabalho para a sociedade.
Na mensagem, o papa agradece os jornalistas que arriscam a própria vida para informar. “Seria uma perda não só para a informação, mas para toda a sociedade e para a democracia se faltassem essas vozes: um empobrecimento para a nossa humanidade”, defende o Papa, em texto divulgado pelo jornal Vatican News.
O pontífice também citou a pandemia do novo coronavírus, e questionou quem noticiaria “a expectativa de cura nas aldeias mais pobres da Ásia, América Latina e África” sem o papel dos jornalistas.
Papa também alertou sobre as fake news, e alegou que o “fluxo de informação” é uma responsabilidade de todos: “Pela comunicação que fazemos, pelas informações que damos, pelo controle que podemos juntamente exercer sobre as notícias falsas, desmascarando-as”.