Oito meses após incêndio, Catedral de Notre-Dame recebe concerto de Natal
É apenas o terceiro evento realizado na igreja desde o incidente, ocorrido 15 de abril de 2019
atualizado
Compartilhar notícia
Oito meses após ter sido atingida por incêndio, a Catedral de Notre-Dame, em Paris, realiza um concerto musical nesta quinta-feira (24/12) para celebrar a véspera de Natal. É apenas o terceiro evento realizado na igreja desde o incidente.
Acostumada a levar 160 músicos à tradicional apresentação, a celebração desta noite terá apenas oito músicos. Trata-se de medida em função do risco de contágio pelo novo coronavírus. O especial será transmitido pelo canal France 2 durante a noite desta quinta-feira.
Incêndio
Em 15 de abril de 2019, a catedral foi drasticamente destruída pela força das chamas que teria começado em um andaime e se espalhado pelo sótão do edifício.
Em função do fogo, uma das torres do monumento histórico desabou. A torre possuía 90 metros de altura e foi construída originalmente em 1859.
Veja fotos do incêndio:
Reconstrução
Em julho, o governo francês anunciou que o monumento seria reconstruído como era antes do incêndio. Após o ocorrido, surgiu um debate sobre como a torre deveria ser reconstruída. Arquitetos e designers de todo o mundo propuseram projetos contemporâneos e intervenções modernas no novo visual.
O primeiro-ministro da França, Édouard Philippe, chegou a realizar competição internacional para escolher o melhor modelo arquitetônico para a reconstrução da Catedral.
No entanto, o assunto foi encerrado com o projeto de lei do Senado francês, que defende a tradição e conservação da história. A reconstrução completa deve ser finalizada em 2024, ano previsto para a realização das Olimpíadas da França.
As datas não levam em consideração a pandemia do novo coronavírus, fato que pode gerar mudanças não previstas nesse calendário. Especialistas também consideram o prazo muito curto, tendo em vista a dimensão da Notre-Dame.