De capacetes, padres rezam primeira missa na Notre Dame após incêndio
A catedral está passando por obras e restauração e, por isso, apenas 30 pessoas foram autorizadas a entrar na nave
atualizado
Compartilhar notícia
A Catedral de Notre-Dame, em Paris, recebeu sua primeira missa dois meses depois do incêndio que destruiu parte do telhado da construção. A solenidade aconteceu durante a tarde deste sábado (15/06/2019) e durou, segundo o portal G1, cerca de 50 minutos.
O padre Michel Aupetit, arcebispo da Igreja Católica em Paris, celebrou a missa para cerca de 30 pessoas: o número de presentes foi reduzido por questões de segurança. Todos tiveram que usar capacetes, tendo em vista que o prédio tem entulhos dos escombros e áreas descobertas.
Aupetit falou, durante a celebração, que a catedral não tem vocação turística. “Muitos entram por curiosidade, mas não saem da mesma forma”, afirmou o padre, referindo-se a uma presença divina “incontestável”. A igreja está fechada para visitação, por questões de segurança e porque a polícia francesa ainda investiga o incidente.
Doações
Menos de um décimo das centenas de milhões de euros prometidas para ajudar a reconstruir a Catedral de Notre-Dame, em Paris, foi efetivamente doado, informou o Ministério da Cultura francês nesta sexta-feira (14/06/2019).
Segundo a pasta, apenas 9% dos € 850 milhões anunciados se materializaram dois meses após o incêndio, embora as autoridades esperem que o montante total seja alcançado.
O dinheiro que efetivamente chegou – cerca de € 80 milhões de euros – veio de pequenas somas doadas por cidadãos comuns e não por bilionários que fizeram anúncios públicos sobre grandes doações, afirmou o ministro da Cultura, Franck Riester.
Com informações da Agência Brasil