metropoles.com

No Canadá, papa pede perdão por violência cometida a povos indígenas

Pontífice, que está em “peregrinação penitencial” no país, lamentou episódios de violência cometidos por cristão aos nativos locais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cole Burston/Getty Images
homem religioso sentado em cadeira cumprimenta líder indígena
1 de 1 homem religioso sentado em cadeira cumprimenta líder indígena - Foto: Cole Burston/Getty Images

Em seu primeiro discurso no Canadá, o papa Francisco afirmou, nesta segunda-feira (25/7), que lamenta a “mentalidade colonizadora das potências que oprimiram povos indígenas”. O pontífice pediu perdão aos representantes das Primeiras Nações canadenses – Métis e Inuítes, em Maskwacis – pelos episódios de violência cristã cometidos contra os indígenas.

“Estou aqui porque o primeiro passo desta peregrinação penitencial no meio de vós é o de vos renovar o pedido de perdão e dizer com todo o coração que o deploro profundamente: peço perdão pelas formas em que muitos cristãos, infelizmente, apoiaram a mentalidade colonizadora das potências que oprimiram os povos indígenas”, disse.

Francisco, que tem classificado sua viagem ao país norte-americano como uma “peregrinação penitencial” defendeu que está em terras indígenas para “implorar a Deus perdão” pelos erros cometidos em nome da religião cristã aos povos nativos.

“Quero iniciar daqui, deste lugar tristemente evocativo, o que tenho em mente de fazer: uma peregrinação penitencial. Chego às vossas terras nativas para vos exprimir, pessoalmente, o meu pesar, implorar de Deus perdão, cura e reconciliação, manifestar-vos a minha proximidade, rezar convosco e por vós”, prosseguiu o papa.

Para o pontífice, é necessário reconhecer e se desculpar pela opressão aos nativos. “Caminhar juntos, rezar juntos, trabalhar juntos, para que os sofrimentos do passado deem lugar a um futuro de justiça, cura e reconciliação”, resumiu, lembrando de um encontro com representantes dos povos indígenas no início do ano, em Roma, na Itália.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?