metropoles.com

Relatório da ONU alerta para aquecimento do planeta de até 3ºC

O relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) demonstra que, em vez de caírem, as emissões de gases do efeito estufa aumentaram

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Homem faz exercício em período de calor em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Homem faz exercício em período de calor em Brasília - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Os governos continuam a falar no combate contra a ebulição global, e o planeta ruma para um aquecimento de até 3ºC, de acordo com novo Relatório Anual de Lacuna de Emissões 2023, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep/ONU), divulgado nesta segunda-feira (20/11).

“Os compromissos atuais no âmbito do Acordo de Paris colocam o mundo no caminho para um aumento da temperatura de 2,5ºC a 2,9ºC acima dos níveis pré-industriais neste século, apontando para a necessidade urgente de uma maior ação climática”, alerta o documento da Unep/ONU.

O relatório demonstra ainda que, em vez de reduzir as emissões (conforme acordado por 196 países em Paris, em 2015), o número aumentou. O registro seria de um recorde de 57,4 gigatoneladas de dióxido de carbono.

Uma mudança no cenário só seria possível se os países reduzissem quase que totalmente a produção e o uso do carvão até 2040, bem como do petróleo e gás em até dois quartos, até 2050, de acordo com o relatório.

Nas redes sociais, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterrez, associou as conclusões do documento a um “desfiladeiro repleto de promessas, vidas e recordes [de temperatura] quebrados”. “A tendência [apresentada] leva nosso planeta a um aumento de temperatura de 3ºC”, compartilhou Guterrez, em suas redes sociais, nesta segunda-feira (20/11).

O relatório mostra que a lacuna de emissões se assemelha mais a um desfiladeiro, repleto de promessas, vidas e recordes quebrados“, completou.

O Acordo de Paris, assinado em 2015 por 196 países, previa que o planeta aquecesse em até 1,5ºC. Nesse contexto, seria preciso reduzir em até 42% as emissões de gases de efeito estufa até 2030. O Brasil, que faz parte do acordo, havia se comprometido em cortar 37% das emissões até 2025.

O assunto deve tomar o palco da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP-28) neste ano, que ocorre em Dubai, e da qual o Brasil participa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?