metropoles.com

Reino Unido: ministros renunciam após nova polêmica de Boris Johnson

Premiê britânico é acusado de ignorar denúncias de abuso sexual contra um aliado e nomeá-lo a vice-líder do governo no Parlamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Boris Johnson
1 de 1 Boris Johnson - Foto: Getty Images

A gestão do primeiro-ministro Boris Johnson sofreu mais um duro golpe após dois dos seus principais ministros pedirem demissão. Os secretários de Finanças e de Saúde decidiram deixar as funções e alegaram, em carta enviada ao premiê e divulgada nas redes sociais, que não podem mais trabalhar em um governo atolado em escândalos.

Os ministros expressaram insatisfação com a gestão de Johnson e anunciaram a demissão em comunicados publicados no Twitter, com poucos minutos de diferença, perto da meia-noite (horário do Reino Unido) desta terça.

Sajid Javid, que ocupava a pasta da Saúde, afirmou que “deixou de confiar” no chefe de governo e que não poderia mais continuar no cargo com a “consciência limpa”.”Está claro para mim que esta situação não mudará sob sua liderança e, por isso, perdi minha confiança”, escreveu.

Rishi Sunak, ex-ministro de Finanças, declarou que o “governo não pode continuar assim”, e “o público espera legitimamente que o governo seja conduzido de maneira competente e séria”.

Assédio sexual

A acusação mais recente envolvendo o governo de Boris Johnson é que ele teria decidido ignorar denúncias de abuso sexual contra outro ministro, Christopher Pincher. O premiê supostamente sabia das queixas, mas, ainda assim, teria optado por nomear Pincher como vice-lider do governo no Parlamento.

Na quinta-feira (30/6), Pincher renunciou ao cargo de vice-líder do Partido Conservador, após ser acusado de apalpar dois convidados em um jantar privado na noite anterior. Em carta enviada a Johnson, ele admitiu que havia bebido demais, causado incômodo e “envergonhado” outras pessoas.

O caso ganhou ainda mais visibilidade após Simon McDonald, um ex-funcionário do Ministério das Relações Exteriores, alegar que Downing Street — gabinete do primeiro-ministro — mentiu ao dizer que não sabia de denúncias anteriores de assédio contra Pincher.

As novas polêmicas causaram ainda mais frustração a parlamentares da legenda, que estariam cansados de defender um governo considerado por muitos como marcado por escândalos.

A revelação pode provocar novas tentativas de destituir o primeiro-ministro apenas um mês depois que Johnson venceu moção de desconfiança e conseguiu se manter no cargo. 

Veja as cartas de renúncia dos ministros:

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?