Reino Unido inicia detenção de migrantes que irão para Ruanda
Londres espera deportar mais de 5 mil pessoas neste ano, sob uma nova lei que terceiriza para o país africano os pedidos de asilo
atualizado
Compartilhar notícia
O governo do Reino Unido confirmou nesta quarta-feira (01/5) que espera deportar mais de 5 mil requerentes de refúgio neste ano. As autoridades britânicas começaram a prender migrantes de qualquer nacionalidade que chegam ao país de forma irregular. Eles serão enviados para Ruanda.
Na semana passada, após meses de disputas parlamentares, os legisladores britânicos aprovaram um projeto de lei que permite a deportação imediata. A partir de julho, eles serão transferidos de avião para Ruanda, a quase 7 mil quilômetros de distância.
Segundo a lei, as autoridades do país africano farão todo o processamento do pedido de refúgio. Mas o migrante não retorna ao Reino Unido se a solicitação de asilo for aceita, e sim fica em Ruanda.
Segundo o ministro do Interior, James Cleverly, “as autoridades estão trabalhando em ritmo acelerado para deter rapidamente aqueles que não têm o direito de estar aqui, para que possamos fazer os voos decolarem”.
Confira a reportagem completa em DW, parceira do Metrópoles.