metropoles.com

Reino Unido aumenta investimento militar em meio a tensão na Europa

Primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou que país vai aumentar gastos militares e prevê 2,5% do PIB para a área até 2030

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Justin Tallis – WPA Pool/Getty Images
Rishi Sunak
1 de 1 Rishi Sunak - Foto: Justin Tallis – WPA Pool/Getty Images

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, afirmou que vai aumentar os gastos militares do país e que deve destinar 2,5% de seu PIB à área até o ano de 2030. O anúncio do plano aconteceu nesta terça-feira (23/4), durante visita do líder britânico à Polônia.

Sunak afirmou que ao todo £ 75 bilhões devem ser investidos na Defesa ao longo dos próximos seis anos, classificando a decisão como a maior transformação na indústria militar do país desde o período da Guerra Fria.

O líder britânico afirmou que o investimento é necessário, pois o Reino Unido, assim como parte da Europa, enfrenta um “eixo de estados autoritários, com valores diferentes dos nossos, como Rússia, Irã, Coreia do Norte e China”.

“Num mundo que é o mais perigoso desde o fim da Guerra Fria, não podemos ser complacentes”, disse Sunak, durante discurso em Varsóvia ao lado do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg. “À medida que os nossos adversários se alinham, devemos fazer mais para defender o nosso país, os nossos interesses e os nossos valores.”

O investimento bilionário, segundo Sunak, será destinado a três áreas majoritariamente: produção de munições, modernização das Forças Armadas do país e apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia.

Com o anúncio, o primeiro-ministro do Reino Unido seguiu um pedido recente de Stoltenberg para que países membros da aliança militar assumissem o compromisso de aumentar o investimento em defesa, com ao menos 2% do PIB de cada nação como um piso de gastos na área em meio a preocupação de uma guerra direta entre o bloco e a Rússia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?