Reino Unido entrega carta à União Europeia e inicia Brexit
A carta foi entregue para o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e dará o início formal do processo de saída da UE
atualizado
Compartilhar notícia
O Reino Unido entregou às 13h30 (8h30 em Brasília) desta quarta-feira (29/3) a carta em que notifica a União Europeia sobre o acionamento do artigo 50 do Tratado de Lisboa, iniciando o processo de saída do país do bloco.
A carta foi entregue para o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e dará o início formal do processo, conforme referendo realizado em 23 de junho de 2016 e a posterior aprovação do Parlamento.
Theresa May, realiza nesta quarta uma reunião de governo antes de informar ao Parlamento a ativação do Brexit, a saída do país da União Europeia (UE), segundo informações de fontes oficiais. Segundo alguns trechos de sua declaração divulgados pela imprensa, ela vai destacar sua promessa de representar “cada pessoa do Reino Unido”, incluídos os cidadãos comunitários, durante os dois anos que durarão as negociações com Bruxelas.“É minha firme decisão de começar o acordo adequado para cada pessoa neste país. Enquanto enfrentamos as oportunidades que temos pela frente neste caminho transcendental, nossos valores compartilhados, interesses e ambições podem, e devem, unir-nos”, ressaltará a primeira-ministra. “Somos uma grande união de pessoas e nações com uma história orgulhosa e um futuro brilhante. E agora que a decisão foi tomada de deixar a UE, é hora de união.” (Com informações da Agência Estado)