metropoles.com

Reino Unido congela bens de Abramovich e outros seis oligarcas russos

Além dos bens congelados, os magnatas tiveram viagens ao país impedidas devido a relação com o presidente da Rússia, Vladimir Putin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Roman Abramovich, dono do time inglês de futebol, Chelsea, foi penalizado com o congelamento de bens e proibição de viagem pelo Reino Unido. O governo do país anunciou nesta quinta-feira (10/3) que outros seis magnatas russos obtiveram as mesmas sanções.

A inclusão de Abramovich na lista de sancionados foi especulada por semanas, devido à proximidade dele com o Kremlin, assim como os que o acompanham.

Ele anunciou na semana passada que venderia o Chelsea, depois de comprar e financiar o sucesso do grupo participante da Premier League em 2003, em nível local e continental.

6 imagens
Oleg Deripaska e Vladimir Putin
 Igor Sechin, a frente, e Vladimir Putin
Alexey Miller, empresário e político russo
Andrey Kostin, CEO do banco VTB
Chefe da Transneft, Nikolai Tokarev
1 de 6

Roman Abramovich ao lado de Putin durante reunião

2 de 6

Oleg Deripaska e Vladimir Putin

3 de 6

Igor Sechin, a frente, e Vladimir Putin

GettyImages
4 de 6

Alexey Miller, empresário e político russo

5 de 6

Andrey Kostin, CEO do banco VTB

6 de 6

Chefe da Transneft, Nikolai Tokarev

O governo do Reino Unido estimou o patrimônio líquido do empresário em £ 9.4 bilhões (equivalente a R$ 52,19 bilhões), mas afirmou que amenizaria os efeitos no Chelsea ao permitir que o clube permaneça operante. Uma licença especial “autoriza um número estabelecido de atividades futebolísticas”, disse em um comunicado.

“Isso inclui permissões para que o clube continue participando de partidas e outras atividades futebolísticas, o que protegerá a Premier League, a pirâmide geral do futebol, fãs leais e outros clubes”, adicionou.

Outros sacionados

Entre os outros sancionados, estão o diretor-executivo da companhia Basic Element, Oleg Deripaska, o CEO da empresa petrolífera Rosneft, Igor Sechin e o líder da empresa de energia Gazprom, Alexey Miller.

Deripaska, que tem ações na En+ Group, uma empresa anglo-russa de energia verde e metais, é parceiro de negócios de Abramovich.

Sechin, por sua vez, é descrito por funcionários do governo como o “braço-direito” de Putin. Os outros quatro (Miller, o presidente banco estatal russo VTB, Andrey Kostin, chefe da Transneft, Nikolai Tokarev e o chefe do banco Rossiya, Dmitri Lebedev) são parte do seu círculo interno, de acordo com o governo britânico.

Seus patrimônios somados possuem o valor aproximado de £ 15 bilhões (R$ 83,35 bilhões), conforme o comunicado.

O primeiro-ministro Boris Johnson disse que as sanções  representam “o passo mais recente do apoio inabalável do Reino Unido ao povo ucraniano”, ao que a secretária de Relações Exteriores, Liz Truss, adicionou: “As sanções de hoje mostram mais uma vez que oligarcas e cleptocratas não possuem lugar na nossa economia ou sociedade”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?