metropoles.com

Reino Unido confirma 2 casos da cepa Ômicron e impõe regras a turistas

Infectados permanecem isolados e passam por novos testes. Reino Unido adicionará mais 4 países africanos à “lista vermelha”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
bandeira do reino unido com representação do coronavírus
1 de 1 bandeira do reino unido com representação do coronavírus - Foto: GettyImages

O Reino Unido confirmou neste sábado (27/11) dois casos positivos da nova variante do coronavírus, a Ômicron. A informação foi divulgada por Sajid Javid, ministro de Saúde. Neste sábado (27/11), o primeiro-ministro, Boris Johnson, afirmou, em coletiva de imprensa, que serão tomadas novas medidas sanitárias após a confirmação das infecções pela nova cepa.

Javid afirmou que os indivíduos infectados estão passando novamente pelo processo de testagem, assim como os familiares e pessoas da convivência. Enquanto isto, permanecem isolados.

“Na noite passada a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido me contatou. Fui informado de que eles detectaram dois casos dessa nova variante, Ômicron, no Reino Unido. Um em Chelmsford, o outro em Nottingham”, disse o Ministro.

Saiba como funcionam as vacinas no nosso organismo:

12 imagens

Protocolos iniciados

A partir de agora, todos os viajantes que chegarem ao Reino Unido precisarão passar pela testagem. Além disso, aqueles que tiveram contato com uma pessoa suspeita de haver contraído a nova variante deverá se isolar por 10 dias.

Malawi, Moçambique, Zâmbia e Angola serão adicionados à “lista vermelha” de países do Reino Unido a partir das 4h de domingo (horário local), ou 1h de Brasília. Residentes britânicos e irlandeses que chegarem ao país terão de ficar em quarentena num hotel aprovado pelo governo durante 10 dias; e quem for não residente terá entrada recusada. Nessa lista já constavam Eswatini, Lesoto, Namíbia, África do Sul, Botsuana e Zimbábue.

“Tomaremos mais ações no futuro, se necessário. O que estamos fazendo agora, imediatamente, é a realização testes e sequenciamento de casos positivos nas duas áreas afetadas”, completou Javid.

Nova variante

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou, nesta sexta-feira (26/11), a variante B.1.1.529 do novo coronavírus, identificada na África, como uma Variante de Preocupação (VOC), o que significa que seu surgimento deve colocar os países em alerta.

De acordo com o Grupo de Aconselhamento Técnico da OMS, “a evidência preliminar sugere um risco aumentado de reinfecção com essa variante, em comparação com outros VOCs”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?