metropoles.com

Reino Unido: Boris Johnson renuncia ao cargo de membro do parlamento

Decisão de Boris Johnson, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, ocorre após entrega de relatório sobre festas na pandemia de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Boris Johnson
1 de 1 Boris Johnson - Foto: Getty Images

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson anunciou, nesta sexta-feira (9/6), a renúncia ao cargo de deputado no Parlamento Britânico. De acordo com a BBC News, a decisão ocorre após a entrega de um relatório de investigações sobre o escândalo do Partygate.

A investigação contra Johnson apura se ele mentiu para o Parlamento quanto à ciência e participação em festas realizadas durante a pandemia de Covid-19, na sede do governo do Reino Unido.

Após a decisão de renunciar, ele afirmou ter recebido uma carta na qual o comitê que o investiga teria deixado claro “que eles estão determinados a usar o processo contra mim para me expulsar do Parlamento”.

“É muito triste deixar o parlamento, pelo menos por enquanto. Mas, acima de tudo, estou perplexo e chocado por poder ser forçado a sair, de forma antidemocrática”, disse Johnson ao jornal britânico Times.

O documento ao qual Johnson se refere foi enviado pelo próprio comitê, nessa quinta-feira (9/6), antes da publicação. Havia um prazo de duas semanas para defesa dos itens apontados, antes de serem decididas as penalidades para a conduta.

Em março, ele admitiu ter mentido sobre as festas, mas disse que não foi de propósito. Johnson, que é membro do Parlamento desde 2001, ocupou o cargo de primeiro-ministro entre julho de 2019 e setembro de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?