metropoles.com

Reino Unido aprova extradição de Julian Assange para os Estados Unidos

A extradição foi autorizada pelo ministro do interior britânico, Priti Patel. Assange tem 14 dias para contestar decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
David G Silvers/Cancillería del Ecuador
RUEDA_DE_PRENSA_CONJUNTA_ENTRE_CANCILLER_RICARDO_PATIÑO_Y_JULIAN_ASSANGE
1 de 1 RUEDA_DE_PRENSA_CONJUNTA_ENTRE_CANCILLER_RICARDO_PATIÑO_Y_JULIAN_ASSANGE - Foto: David G Silvers/Cancillería del Ecuador

O Ministério do Interior britânico aprovou, nesta sexta-feira (17/6), a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos. No país, o australiano é acusado de espionagem após a divulgação de dados confidenciais militares dos EUA por meio da página WikiLeaks.

Assange divulgou, segundo o governo norte-americano, entre os anos de 2010 e 2011, cerca de 250 mil mensagens diplomáticas e mais de 500 mil documentos confidenciais.

A extradição foi autorizada pelo ministro do interior britânico, Priti Patel. Em comunicado, o Ministério do Interior informou que Assange tem direito de recorrer à decisão nos próximos 14 dias.

Ele também pode recorrer em última instância e levar o caso à Suprema Corte britânica. Caso os pedidos sejam negados, a extradição deve ocorrer nos próximos 28 dias.

O ministério também pontuou que os tribunais britânicos não consideram a extradição como “opressiva, injusta ou um abuso de poder”.

“Também não consideraram incompatível com os direitos humanos, incluindo o direito a um julgamento justo e à liberdade de expressão”, divulgou o órgão.

Assange está detido na prisão de Belmarsh há três anos, desde que foi levado para fora da embaixada equatoriana, em Londres, onde se refugiava. Desde que foi para o Reino Unido, ele tem tentado evitar a extradição. Em janeiro de 2021, um juiz distrital proibiu a transferência forçada, justificando que ele corria risco real de suicídio.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?