metropoles.com

Reino Unido: após renúncia de Johnson, saiba quem deve assumir o cargo

Primeiro-ministro deixou a liderança do Partido Conservador nesta quinta (7/7), após escândalo sexual e demissão em massa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Boris Johnson
1 de 1 Boris Johnson - Foto: GettyImages

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, renunciou ao cargo de líder do Partido Conservador e, consequentemente, como premiê britânico nesta quinta-feira (7/7), depois de um escândalo sexual e demissão em massa de mais de 50 membros do alto escalão do governo.

Após o pronunciamento oficial avisando que deixaria a função, Johnson fica no cargo como interino até o partido escolher um novo líder. A convocação do pleito não é automática, visto que o partido tem maioria no Parlamento e credenciais para permanecer à frente do governo até janeiro de 2025.

7 imagens
Saída foi anunciada após o escândalo de assédio sexual envolvendo o vice-líder do governo no Parlamento, Chris Pincher
Um mês antes, Johson enfrentou uma moção de desconfiança no Parlamento, mas manteve o cargo
Ele  ocupava o cargo desde 2019
Johson permanece como primeiro-ministro interino até a escolha do próximo líder
1 de 7

“Nos últimos dias, ficou difícil conseguir. É minha função junto a vocês continuar fazendo o que prometi em 2019. Estou triste por desistir do melhor emprego do mundo”, afirmou Johnson durante o discurso em frente ao número 10 da Downing Street, residência oficial

Leon Neal/Getty Images
2 de 7

Saída foi anunciada após o escândalo de assédio sexual envolvendo o vice-líder do governo no Parlamento, Chris Pincher

GettyImages
3 de 7

Um mês antes, Johson enfrentou uma moção de desconfiança no Parlamento, mas manteve o cargo

GettyImages
4 de 7

Getty Images
5 de 7

Ele ocupava o cargo desde 2019

GettyImages
6 de 7

Johson permanece como primeiro-ministro interino até a escolha do próximo líder

GettyImages
7 de 7

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido

Getty Images

A saída dele dá início a um processo com uma série de votações entre postulantes à liderança, até que só restem dois possíveis candidatos. Então, todos os filiados escolhem um nome, e o mais votado se torna premiê.

O favorito para substituí-lo no cargo de primeiro-ministro do Reino Unido é Ben Wallace, secretário de Defesa, segundo pesquisa do instituto YouGov divulgada nesta quinta.

Veja, a seguir, a lista dos principais cotados:

• Ben Wallace

O ministro da Defesa, Ben Wallace, de 52 anos, ganhou mais notoriedade nacional e popularidade devido ao papel que desempenhou durante a Guerra na Ucrânia. Ele ascendeu nos últimos meses como um dos parlamentares mais queridos, segundo pesquisas divulgadas por sites britânicos.

• Penny Mordaunt

Apoiadora calorosa da saída do Reino Unido da União Europeia, a política foi retirada da pasta da Defesa quando ele se tornou primeiro-ministro. Ela deixou claro seu apoio ao adversário Jeremy Hunt, durante a última disputa pela liderança do partido.

• Rishi Sunak

O ex-chefe da pasta de Finanças deixou o cargo na terça-feira (5/7) em um movimento que acentuou a crise de governabilidade de Johnson. Em carta e publicada nas redes sociais para anunciar a demissão, ele declarou que o “governo não pode continuar assim”, e “o público espera legitimamente que o governo seja conduzido de maneira competente e séria”.

• Liz Truss

A secretária de Relações Exteriores assumiu a função de secretária de Comércio Internacional nos dois primeiros ano do governo de Johnson, promovendo o Brexit, e foi nomeada como principal negociadora entre o Reino Unido e a União Europeia, em 2021. Truss  frequentemente lidera as pesquisas de popularidade entre membros do partido realizadas em portais.

• Jeremy Hunt

Segundo na disputa pela liderança do partido Conservador em 2019, o ex-secretário de Relações Exteriores, Hunt é conhecido por uma liderança mais séria que pode ser o que o partido busca para acalmar a onda de escândalos do atual governo. Ele já deixou claro que ainda tem interesse no cargo de premiê, e que iria contra Johnson na votação de confiança realizada no mês passado.

• Nadhim Zahawi

O novo ministro das Finanças, que assumiu o cargo após a renúncia de Rishi Sunak na terça-feira (5/7), ganhou popularidade após conduzir a pasta das Vacinas durante a pandemia de C0vid-19. Ele ficou conhecido pela eficácia do programa, um dos mais rápidos de vacinação contra a doença do mundo.

• Sajid Javid

O ex-secretário de Saúde que iniciou uma espécie de “rebelião” contra Johnson, pediu demissão na terça-feira (5/7). Em comunicado publicado nas redes sociais, ele afirmou que “deixou de confiar” no chefe de governo e que não poderia mais continuar no cargo com a “consciência limpa”.

Entenda o caso

O futuro ex-premiê britânico é alvo de críticas da população desde que um relatório do governo detalhou uma série de festas que violaram o regime de lockdown da Covid-19 na residência e no gabinete oficial de Downing Street, em Londres. Ele recebeu um voto de confiança após o escândalo, porém, a situação ficou insustentável nos últimos dias.

A crise se acirrou após o primeiro-ministro ser acusado de ignorar denúncias de importunação sexual contra o ministro Christopher Pincher. O premiê supostamente sabia das queixas, mas, ainda assim, teria optado por nomear Pincher como vice-líder do governo no Parlamento. O imbróglio colaborou com a saída em massa de membros do alto escalão.

Em pronunciamento para renunciar como líder do Partido Conservador, consequentemente como primeiro-ministro do Reino Unido, na manhã desta quinta-feira (7/7), Boris Johnson disse que está “triste por desistir do melhor emprego do mundo”. Boris permanece no cargo interinamente até outubro até a escolha de um substituto.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?