Regulamentação da cocaína é defendida por prefeita de Amsterdã
“Não é ridículo deixarmos o tráfico de drogas nas mãos de criminosos e não tentarmos encontrar um modelo de mercado civilizado?”, questionou
atualizado
Compartilhar notícia
Femke Halsema, prefeita de Amsterdã desde 2018, afirmou que a regulamentação do uso de drogas pesadas, como cocaína e ecstasy, deveria ser papel do estado, pois, atualmente, 80% das atividades policiais da Holanda estão no combate ao tráfico de drogas no país.
Em entrevista à AFP, Femke questionou: “não é ridículo deixarmos o tráfico de drogas nas mãos de criminosos e não tentarmos encontrar um modelo de mercado civilizado?”.
Atualmente, a Holanda tem o consumo de maconha regularizado por meio dos coffeeshops, que possuem autorização para a venda. Apesar da regulamentação do comércio de cannabis, o tráfico de drogas segue movimentando milhões de euros por ano no país.
Cocaína em farmácias
“Poderíamos imaginar que a cocaína pudesse ser obtida em farmácias ou através do sistema médico, pois acho que algumas drogas são perigosas e seria sensato reduzir o seu uso. Porém, a forma como o fazemos não está ajudando (…) teremos de refletir sobre melhores métodos para regular as drogas”, afirmou a prefeita da capital holandesa.
Apesar de grande parte das operações policiais estarem focadas no combate ao tráfico, “o preço da cocaína nas ruas não teve alteração, e por isso [as operações] não teve grande efeito”, finalizou Halsema.