metropoles.com

Rede social X sai do ar na Venezuela por decisão de Maduro: “Fascismo”

Maduro determinou que o X fosse bloqueado no país pelo período de 10 dias. Elon Musk tem se posicionado contra o resultado das eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Homem com o polegar levantado
1 de 1 Homem com o polegar levantado - Foto: Getty Images

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, determinou nessa quinta-feira (8/8) que o funcionamento da rede social X, antigo Twitter, fosse interrompido no país por 10 dias. Após a ordem, a rede parou de funcionar por completo ainda na noite de quinta, às 21h (às 22h, em Brasília).

A determinação ocorreu após trocas de acusações entre Maduro e o dono da rede social, Elon Musk, relativas ao resultado das eleições venezuelanas.

Desde 28 de julho, a Venezuela sofre fortes tensões com manifestações e discordâncias com a reeleição de Maduro. Ao menos 24 pessoas foram mortas em protestos.

Segundo a agência France-Presse (AFP), o X só poderá ser acessado na Venezuela por meio de redes privadas, chamadas de VPNs.

Ao longo da suspensão de 10 dias, o regulador de telecomunicação da Venezuela precisará implementar uma “medida administrativa definitiva”, o que, de fato, suspenderia o funcionamento da rede social no país.

Ao estabelecer o bloqueio, Maduro não deixou claro de quanto tempo seria.

“A rede social X, e Elon Musk, dono do X, violaram todas as normas da própria rede social, incitando o ódio, o fascismo, a guerra civil, a morte e o enfrentamento entre venezuelanos. E aqui se respeita a lei. Por isso, foi assinada uma proposta feita pela Conatel (Comissão Nacional de Telecomunicações), que decidiu retirar a rede social X durante 10 dias. Fora X da Venezuela por 10 dias”, afirmou Nicolás Maduro.

Segundo o presidente da Venezuela, Elon Musk seria o suposto responsável por um ataque hacker sofrido pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) no dia da votação.

Em 30 de julho, Maduro perguntou se Musk queria briga e recebeu como resposta no dia seguinte um “aceito” e, em seguida, escreveu: “He will chicken out” (Ele vai amarelar, em português).

“Ele quer controlar o mundo, já controla a Argentina (…) Você quer briga, Elon Musk? Estou pronto, sou filho de Bolívar e Chávez, não tenho medo de você”, rebateu Maduro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?