metropoles.com

Bill Clinton anuncia apoio à Kamala Harris após desistência de Biden

Presidente dos Estados Unidos, Biden anunciou desistência de concorrer à reeleição do país neste domingo (21/7) e apoio a Kamala Harris

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chip Somodevilla/Getty Images
Foto colorida de Bill Clinton com Kamala Harris e Joe Biden - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Bill Clinton com Kamala Harris e Joe Biden - Metrópoles - Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e Hillary Clinton anunciaram, neste domingo (21/7), apoio à vice-presidente do país, Kamala Harris, após a desistência de Joe Biden de concorrer à reeleição norte-americana.

Joe Biden utilizou as redes sociais para anunciar que não irá concorrer à reeleição da Casa Branca e que apoiará a vice-presidente para disputar às eleições dos Estados Unidos, marcadas para novembro. O atual presidente do país destacou que irá cumprir o mandato até janeiro de 2025.

“Estamos honrados em nos juntar ao presidente no apoio à vice-presidente Harris e faremos tudo o que pudermos para apoiá-la”, diz trecho da mensagem compartilhada por Bill e Hillary Clinton.

“Vivemos muitos altos e baixos, mas nada nos deixou mais preocupados com o nosso país do que a ameaça representada por um segundo mandato de Trump. Ele prometeu ser um ditador desde o primeiro dia, e a recente decisão do seu servil Supremo Tribunal apenas o encorajará a destruir ainda mais a Constituição”, completa a mensagem do ex-presidente norte-americano e da esposa.

O bilionário Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, é o candidato do Partido Republicano para disputar a corrida para o pleito de novembro. Trump ganhou as eleições de 2016, quando disputou contra Hillary Clinton, a candidata do Partido Democrata e esposa de Clinton.

5 imagens
Joe Biden, presidente dos EUA, afirma que está em boa forma
Ex-presidente Donald Trump é alvo de ataque armado
Biden e Obama
Biden e Nancy Pelosi
1 de 5

Kamala Harris e Joe Biden

Reprodução X
2 de 5

Joe Biden, presidente dos EUA, afirma que está em boa forma

3 de 5

Ex-presidente Donald Trump é alvo de ataque armado

Anna Moneymaker/Getty Images
4 de 5

Biden e Obama

Selcuk Acar/Anadolu via Getty Images
5 de 5

Biden e Nancy Pelosi

Repercussão

O ex-presidente Barack Obama enfatizou o trabalho realizado por Biden ao longo da presidência, como na gestão da pandemia de Covid-19 e na reativação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“Desde que assumiu o cargo, o presidente Biden demonstrou esse caráter repetidamente. Ele ajudou a acabar com a pandemia, criou milhões de empregos, reduziu o custo de medicamentos prescritos, aprovou a primeira grande legislação sobre segurança de armas em 30 anos, fez o maior investimento para lidar com as mudanças climáticas da história e lutou para garantir os direitos dos trabalhadores de se organizarem por salários e benefícios justos. Internacionalmente, ele restaurou a posição da América no mundo, revitalizou a OTAN e mobilizou o mundo para se levantar contra a agressão russa na Ucrânia”, pontuou Obama.

“Eu também sei que Joe nunca recuou de uma luta. Para ele, olhar para o cenário político e decidir que deveria passar a tocha para um novo indicado é certamente uma das mais difíceis da sua vida. Mas eu sei que ele não tomaria essa decisão a menos que acreditasse que era o certo para a América”, completou Barack Obama.

Joe Biden foi o vice-presidente na chapa de Obama nas eleições de 2008.

Nancy Pelosi, 52º presidente da Câmara dos Estados Unidos, também se manifestou a respeito da desistência de Biden. Ela enfatizou que o presidente norte-americano é um democrata e colocou o país em primeiro lugar.

“O presidente Joe Biden é um americano patriota que sempre colocou nosso país em primeiro lugar. Seu legado de visão, valores e liderança o tornam um dos presidentes mais consequentes da história americana. Com amor e gratidão ao presidente Biden por sempre acreditar na promessa da América e dar às pessoas a oportunidade de atingir sua realização. Deus abençoou a América com a grandeza e a bondade de Joe Biden”, escreveu Pelosi.

Joe Biden desistiu de concorrer às eleições norte-americanas depois de grande pressão, em especial do próprio Partido Democrata, após mau desempenho em debate contra Donald Trump, gafes e vários questionamentos sobre sua condição de seguir na disputa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?