metropoles.com

Rascunho de documento final do G7 não menciona direito ao aborto

Anfitriã da cúpula do G7, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, é contrária ao aborto e causou conflito com países participantes

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
G7 Leaders Summit – Day Two
1 de 1 G7 Leaders Summit – Day Two - Foto: Getty Images

O rascunho do documento final do comunicado da cúpula do G7 não fez nenhuma referência direta ao aborto, segundo a Reuters. A pauta causou disputa entre a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, anfitriã do encontro, e representantes dos Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Além disso, a italiana acusou o presidente da França, Emmanuel Macron, de estar buscando ganhar pontos antes da eleição francesa.

A declaração do G7 manteve os compromissos “com o acesso universal a serviços de saúde adequados, acessíveis e de qualidade para as mulheres”, assumido pelos líderes no encontro do ano passado, em Hiroshima, no Japão.

Entretanto, a referência sobre a importância de “acesso a aborto seguro e legal e cuidados pós-abordo” foi removida.

A Itália, que detém a presidência rotativa do G7, afirmou não haver necessidade de repetir a linguagem porque havia reiterado especificamente seu compromisso de Hiroshima. Porém, a França e o Canadá tentaram fortalecer a linguagem sobre o direito ao aborto, mas não conseguiram fazer com que o item passasse pelos italianos.

“A França tem uma visão de igualdade entre mulheres e homens, mas não é uma visão partilhada por todo o espectro político”, afirmou Macron à imprensa italiana.

Em resposta ao francês, Meloni afirmou não haver motivo para transformar o assunto em polêmica. “Penso que é profundamente errado, em tempos difíceis como estes, fazer campanha utilizando um fórum precioso como o G7”, relatou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?