Rainha recebe Liz Truss, que é confirmada como premiê do Reino Unido
Reunião aconteceu no castelo de Balmoral, na Escócia, depois que o agora ex-primeiro-ministro Boris Johnson entregou sua renúncia
atualizado
Compartilhar notícia
A conservadora Liz Truss tornou-se oficialmente primeira-ministra do Reino Unido após se encontrar com a rainha Elizabeth, no castelo de Balmoral, na Escócia. O encontro entre as duas durou cerca de meia hora e faz parte do protocolo do cargo.
Também era necessário que o ex-primeiro-ministro Boris Johnson entregasse sua carta de renúncia, o que também já foi feito.
Agora, Truss volta à residência oficial de Downing Street, onde fará um discurso para a nação. Depois disso, ela vai nomear o gabinete. Já há algumas secretarias com nomes certos para assumirem. É o caso de Kwasi Kwarteng como chanceler, James Cleverly como secretário de Relações Exteriores e Suella Braverman como ministra do Interior.
No discurso, é esperado que a nova primeira-ministra anuncie planos para enfrentar a crise dos preços da energia. A expectativa passa por um pacote de 100 bilhões de libras para congelar as contas, algo que está sendo discutido pelos aliados.
Truss tem 47 anos e é a 56ª primeira-ministra do Reino Unido – terceira mulher no cargo. Admiradora de Margaret Thatcher e defensora do Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia), ela nasceu em Oxford, no sudeste da Inglaterra. Ela se formou em filosofia, política e economia, no Merton College.
Entrou para o Parlamento Britânico em 2010, onde foi nomeada subsecretária de Estado Parlamentar para Educação e Assistência Infantil em setembro de 2012. Na sequência, atuou como Secretária de Estado para Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais entre 2014 e 2016.
Depois, assumiu como secretária de Justiça até 2017. E como secretária-chefe do Tesouro até 2019. Assumiu o Ministério para Mulheres e Igualdades no mesmo ano, ficando até setembro do ano passado, quando foi nomeada secretária de Relações Exteriores.