Rainha Elizabeth II comemora 90 anos. Relembre a trajetória da monarca
Em comemoração à data, foram divulgadas fotos oficiais da família real na internet
atualizado
Compartilhar notícia
A longevidade está no DNA da rainha Elizabeth II da Inglaterra. Além de ser a monarca que comandou o país por mais tempo na história britânica, por seis décadas, ela comemora os 90 anos de vida hoje (21/4).
Nascida em 1926, Elizabeth Alexandra Mary é filha de Edward e Elizabeth, o duque e a duquesa de York. Neta do rei George V, ela era a terceira na sucessão do trono britânico, atrás do tio Albert e do pai.
Edward assumiu o poder após a morte de George VI, em 1936, mas ficou apenas 11 meses à frente da Coroa Britânica e abdicou para casar-se com a socialite americana Wallis Simpson. O fato foi um escândalo na época, já que a moça era divorciada.
O caso dos dois foi retratado no cinema com o filme “W.E. – O Romance do Século”, dirigido pela superstar Madonna.
O pai de Elizabeth tornou-se rei, ganhando o nome de George VI. Enquanto a futura rainha completava os estudos, o novo rei lutava para superar uma gagueira antes de discursar no início da Segunda Guerra Mundial. O episódio foi mostrado em “O Discurso do Rei”, de 2010, ganhador do Oscar de Melhor Filme.
Durante o conflito, Elizabeth trabalhou como enfermeira. Após a Guerra, ela e Philip, descendente de famílias reais grega e dinamarquesa, casaram-se em 1947 na Abadia de Westminster.
Em 1952, enquanto viajava para o Quênia, Elizabeth recebeu a notícia da morte do pai. Ela foi coroada rainha da Inglaterra em 2 de junho do ano seguinte. Esse período da vida da monarca é o destaque de “The Crown”, série da Netflix com estreia prevista para este ano.
Em relação ao governo, manteve-se, assim como na vida pessoal, discreta. Para quem não sabe, o papel de uma rainha na monarquia britânica é meramente simbólico, já que o Reino Unido é controlado politicamente pela figura do primeiro-ministro.
Durante o longo reinado de Elizabeth, vários deles passaram pela residência oficial do número 10 da Downing Street, em Londres. Uma das mais famosas foi outra mulher poderosa, Margaret Thatcher, retratada em “A Dama de Ferro” por Meryl Streep.
Um dos momentos mais dramáticos do reinado de Elizabeth II veio nos anos 1990. Avessa a escândalos, a família real britânica teve a vida devassada quando o filho da rainha, o príncipe Charles, traiu a esposa, Diana. Os tabloides transformaram a história em um circo midiático e o casal se separou.
Em 1997, Lady Di morreu na França, após o carro em que ela estava com o então namorado, Dodi Al-Fayed, bater em um viaduto de Paris. A reação da monarca, em versão ficcional, foi tema de “A Rainha”, que deu um Oscar a Helen Mirren, em 2007.
O período que antecedeu a morte de Lady Di também foi o destaque em outro filme, “Diana”, com Naomi Watts no papel principal.
Hoje, a rainha continua vivendo no Palácio de Buckingham rodeada pelos filhos, netos e bisnetos, incluindo os pequenos George e Charlotte, de William e de Kate Middleton. Em comemoração aos 90 anos de Elizabeth II, foram divulgadas fotos oficiais da família. Confira na galeria.