metropoles.com

Quem é Kamala Harris, cotada para substituir Biden nas eleições

O presidente americana Joe Biden desistiu de concorrer à reeleição nos EUA neste domingo (21/7), após pressão

atualizado

Compartilhar notícia

Casa Branca
Kamala Harris e Joe Biden caminham em jardim - Metrópoles
1 de 1 Kamala Harris e Joe Biden caminham em jardim - Metrópoles - Foto: Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21/7) a desistência à reeleição para a Casa Branca após forte pressão vivida nos últimos dias. Em um comunicado publicado em suas redes sociais, Biden endossou o apoio à candidatura da vice-presidente Kamala Harris para assumir seu lugar na chapa.

“Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”, afirmou Biden em um post no X (antigo Twitter).

Quem é Kamala Harris?

Kamala Devi Harris, 59 anos, é a primeira mulher a assumir o posto de vice-presidente dos EUA. Ela foi escolhida pelo partido para atrair as minorias.

Filha de imigrantes – com mãe indiana e pai jamaicano –, a vice-presidente dos EUA nasceu na cidade de Oakland, no estado da Califórnia, em 20 de outubro de 1964.

Formada em Ciências Políticas e Economia pela Universidade Howard e em Direito pela Universidade da Califórnia, Hastings.

4 imagens
Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos
Kamala quando criança com a mãe, de origem indiana
A mãe com as duas filhas, Kamala (de amarelo) e Maya (de vermelho)
1 de 4

Kamala Harris

Tyler Mitchell/Vogue US/Reprodução
2 de 4

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos

Win McNamee/Getty Images
3 de 4

Kamala quando criança com a mãe, de origem indiana

@kamalaharris/Reprodução/Instagram
4 de 4

A mãe com as duas filhas, Kamala (de amarelo) e Maya (de vermelho)

@kamalaharris/Reprodução/Instagram

A carreira de Kamala começou em 1990, quando foi promotora no condado de Alameda, na Califórnia. Ela foi procuradora-distrital de São Francisco em 2003, onde ganhou destaque por implementar reformas progressistas no sistema judicial, como programas de reabilitação para crimes menores.

A americana também foi primeira mulher e a primeira pessoa negra a ocupar o cargo de procuradora-geral da Califórnia, em 2010.

Na política, ela foi a segunda negra e a primeira mulher de origem indiana a ocupar uma cadeira no Senado. Ela exerceu o cargo entre 2017 e 2020, quando se destacou por seu estilo incisivo em audiências no Senado.

Em 2019, a democrata chegou a disputar as primárias para concorrer à presidência pelo partido Democrata, mas desistiu. Em agosto de 2020 ela aceitou a indicação para ser candidata a vice-presidente na chapa de Joe Biden, que foi vice de Barack Obama.

A democrata chegou a ser apontada como pré-candidata à Casa Branca nas eleições de 2020, mas perdeu apoio e desistiu da corrida à presidência naquele ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?