metropoles.com

Quem estava com Biden e para quem ele ligou quando decidiu desistir

Equipe do presidente armou esquema de comunicação para evitar vazamento da notícia. Biden estava em casa, onde se recupera da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Win McNamee/Getty Images
joe biden
1 de 1 joe biden - Foto: Win McNamee/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comunicou na tarde desse domingo (21/7) a desistência da candidatura à reeleição. A notícia, como era de se esperar, repercutiu no mundo todo e, conforme relatos de bastidor, ela já vinha sendo preparada desde o dia anterior.

O jornal New York Times publicou detalhes dos momentos que antecederam a divulgação do comunicado nas redes sociais de Biden. O anúncio revela, por exemplo, quem escreveu a carta, quais pessoas estavam com o presidente e para quem ele ligou após tomar a decisão.

A carta começou a ser escrita na tarde de sábado (20/7). Ela foi feita a quatro mãos, com a ajuda de Steve Ricchetti, um dos conselheiros mais próximos do presidente, e Mike Donilon, estrategista-chefe do democrata.

Apesar de o comunicado ter sido redigido no sábado, a decisão de Biden só foi sacramentada na manhã de domingo. Ele estava isolado em casa, em Rehoboth Beach, em Delaware, onde se recupera da Covid-19.

No momento da decisão, Biden estava na companhia de Ricchetti e mais dois assessores próximos: Annie Tomasini, vice-chefe de gabinete, e Anthony Bernal, chefe de gabinete da primeira-dama dos EUA, Jill Biden.

5 imagens
Na rede social X, o perfil de Biden apresenta uma imagem com a mensagem "Harris for President" (Harris para presidente)
Até o último domingo (21/7), os slogans sinalizavam "Together, we can finish the job" (juntos nós podemos terminar o trabalho", com a imagem mostrando Joe Biden no Facebook
Debate entre Donaldo Trump e Joe Biden
1 de 5

Kamala Harris e Joe Biden na Filadélfia em 2024

Getty Images
2 de 5

Na rede social X, o perfil de Biden apresenta uma imagem com a mensagem "Harris for President" (Harris para presidente)

Reprodução/Redes sociais
3 de 5

Até o último domingo (21/7), os slogans sinalizavam "Together, we can finish the job" (juntos nós podemos terminar o trabalho", com a imagem mostrando Joe Biden no Facebook

4 de 5

Andrew Harnik/Getty Images)
5 de 5

Debate entre Donaldo Trump e Joe Biden

Justin Sullivan/Getty Images

Para quem Biden ligou após desistência?

Assim que “bateu o martelo” e autorizou a conclusão da carta, Biden ligou para três pessoas a fim de comunicar a decisão. O presidente falou, primeiro, com a vice-presidente do país, Kamala Harris, depois com Jeffrey D. Zients, chefe de gabinete da Casa Branca, e, finalmente, com Jen O’Malley Dillon, presidente da campanha.

A opção pelo comunicado por escrito não ocorreu por acaso. Como Biden está doente e com voz rouca, essa acabou sendo a melhor saída. Tanto que, no texto da carta, ele diz que falará à nação, ainda esta semana, sobre os detalhes da decisão.

Para evitar que a notícia vazasse, a maior parte dos assessores do presidente só foi informada um minuto antes do anúncio oficial. Os conselheiros mais antigos da Casa Branca receberam a notícia por chamada de vídeo. Biden leu a carta e agradeceu a todos pelo trabalho.

Já os demais assessores receberam ligações de Jeffrey D. Zients, que confirmou a veracidade da notícia. Após todo esse processo de comunicação, Biden seguiu conversando com líderes do Congresso e aliados. O objetivo maior da operação foi evitar vazamentos e intrigas – que marcaram as últimas semanas da campanha eleitoral do democrata.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?