Quem é Karina Milei, primeira-dama da Argentina e “chefe” de Javier
Karina Milei é a única irmã do presidente Javier Milei. Dois anos e meio mais nova que ele, a primeira-dama será secretária-geral do governo
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Argentina, Javier Milei, assinou decreto que altera a proibição da nomeação de parentes para cargos públicos na administração pública do país. A medida foi realizada para que Karina Milei, irmã do presidente, pudesse ser nomeada secretária-geral.
Karina é conhecida como “o chefe” e é responsável pelo projeto de governo do irmão. Aliás, o irmão a chama assim mesmo, no masculino.
Os irmãos Milei cresceram no bairro de Villa Devoto, na cidade de Buenos Aires, em uma família de classe média e desde crianças nutriram uma relação próxima. Norberto, pai da dupla, era motorista de ônibus, e a mãe, Alicia, dona de casa.
Javier Milei já disse publicamente que teve uma infância e adolescência muito difíceis e que a companhia de sua irmã foi essencial nesse período.
Karina Milei reconciliou Javier com os pais
Entre 2010 e 2020, Javier Milei rompeu relações com seus pais e, segundo o jornalista Juan Luis González, a irmã foi a responsável por reconciliá-los antes da pandemia.
Os irmãos Milei trabalham juntos há mais de uma década, quando Karina começou a ajudá-lo durante palestras de economia. Há quase três anos, ela está totalmente dedicada à carreira política de Javier Milei, assim como à consolidação da coalizão La Libertad Avanza.
Apesar de ser reconhecida pelo próprio presidente como a mente por trás do projeto de governo, Karina Milei é reservada e raramente fala durante eventos públicos. Formada em relações públicas. O questionamento tem sido qual será o papel da mulher na presidência do irmão. Javier Milei sugeriu que ela assumisse o cargo de primeira-dama.