metropoles.com

Quem é Kamala Harris, candidata democrata à eleição dos EUA

Kamala Devi Harris é atualmente a vice-presidente dos Estados Unidos e ocupou pela primeira vez cargos de Promotora, Procuradora e Senadora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte Metrópoles
Imagem colorida de Kamlaa Harris - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Kamlaa Harris - Metrópoles - Foto: Arte Metrópoles

Kamala Devi Harris nasceu em Oakland, cidade californiana nos EUA, em 20 de outubro de 1964. Com 60 anos, ela disputa a presidência dos EUA contra o republicano Donald Trump.

Kamala é pioneira. Foi a primeira negra e, também, a primeira mulher de origem asiática a ocupar os cargos de promotora distrital e procuradora-geral na Califórnia. Anos mais tarde, com essa mesmas características, foi a primeira a ocupar a vice-presidência do país. Se ganhar o pleito em 5 de novembro, se tornará a primeira mulher a presidir a maior economia mundial.

A vice-presidente dos EUA é a filha mais velha de imigrantes. Ela e a irmã Maya foram criadas em uma comunidade diversa, com uma família extensa, não relacionada por sangue, presente e participativa.

A mãe de Kamala, Shyamala Gopalan, mudou-se da Índia para os EUA para cursar ciências na Universidade da Califórnia, em Berkeley, aos 19 anos. Cientista, Gopalan dedicou sua vida à cura do câncer de mama, realizando pesquisas na França e no Canadá. A mãe de Kamala morreu de câncer no cólon em Oakland em 11 de fevereiro de 2009, aos 70 anos.

O pai da vice-presidente, Donald Jasper Harris, de 86 anos, é um economista especializado nas teorias marxistas. Ele nasceu na Jamaica e se formou em economia na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Ao longo da sua carreira ele foi professor nas universidades de Yale e Stanford. Ele também veio ao Brasil e deu aulas na Universidade de Brasília (UnB).

Kamala conta que seu desejo pelo engajamento político é uma herança de seus pais. O casal era ativista do movimento pelos direitos civis, onde se conheceu. Eles a levavam para marchas em um carrinho de bebê e a ensinaram sobre pessoas inspiradoras como o juiz da Suprema Corte Thurgood Marshall e a líder dos direitos civis Constance Baker Motley.

A família Harris viveu na cidadezinha de Berkeley até se mudar, em 1966, por volta do segundo aniversário de Kamala. Eles passaram por muitos anos migrando por cidades no Meio-Oeste americanas, onde ocuparam cargos de ensino ou pesquisa em universidades.

21 imagens
Kamala e mãe
formatura de Kamala
Tia, mãe e Kamala
Kamala e família em parada LGBT
Trumpistas acusam Kamala usar ponto disfarçado de brinco em debate
1 de 21

Kamala e seu pai

Arquivo pessoal
2 de 21

Kamala e mãe

Arquivo pessoal
3 de 21

formatura de Kamala

Arquivo pessoal
4 de 21

Tia, mãe e Kamala

Arquivo pessoal
5 de 21

Kamala e família em parada LGBT

Arquivo pessoal
6 de 21

Trumpistas acusam Kamala usar ponto disfarçado de brinco em debate

Win McNamee/Getty Images
7 de 21

Michelle Obama e Kamala Harris em comício no Michigan

Brandon Bell/Getty Images
8 de 21

Kamala Harris e Beyoncé em evento de campanha no Texas

Jordan Vonderhaar/Getty Images
9 de 21

Kamala

Justin Sullivan/Getty Images
10 de 21

Kamala

Julia Beverly/Getty Images
11 de 21

Kamala

Win McNamee/Getty Images
12 de 21

Tim Walz e Kamala Harris

Anna Moneymaker/Getty Images
13 de 21

Joe Biden e Kamala Harris

Kevin Dietsch/Getty Images
14 de 21

Kamala Harris

Kevin Dietsch/Getty Images
15 de 21

Kamala Harris, Joe Biden e Barack Obama

Chip Somodevilla/Getty Images
16 de 21

Kamala e Doug

Justin Sullivan/Getty Images
17 de 21

Kamala Harris

Matt McClain/The Washington Post via Getty Images
18 de 21

Kamala Harris

Kevin Dietsch/Getty Images
19 de 21

Kamala Harris discursa em Washington, DC, nos Estados Unidos

Andrew Harnik/Getty Images
20 de 21

Kamala Harris

Chris duMond/Getty Images
21 de 21

Kamala e Joe Biden

Kevin Dietsch/Getty Images

Vida pessoal

Kamala Harris não tem filhos. Isso a fez ser duramente criticada ao longo das campanhas políticas em que concorreu. Ela tem uma relação próxima com sua sobrinha Meena e com duas sobrinhas-netas.

Em 2014, ela se casou com Douglas Emhoff, advogado apresentado a ela por uma amiga em comum. Douglas tem dois filhos, Ella e Cole, que desde o casamento participam dos atos de campanha da democrata.

Kamala formou-se em 1986 em ciências políticas e economia na Universidade Howard, faculdade historicamente cursada por negros localizada em Washington. Lá, Kamala integrou a Alpha Kappa Alpha, uma das “Divine Nine” irmandades negras. Em seguida, ela frequentou a Hastings College of the Law, na Universidade da Califórnia, onde se formou em direito e presidiu a Black Law Students Association (Associação de Estudantes Negros de Direito).

Cargos na Justiça

O primeiro cargo público assumido por Kamala Harris foi em 2004, quando foi eleita promotora distrital de São Francisco. Na função, a democrata ganhou destaque por desempenhar o papel de líder nacional no movimento pelos direitos LGBTQIA+, oficializando o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado da Califórnia.

Ainda como promotora distrital, a democrata criou em seu gabinete um grupo que fiscalizava questões ambientais na Califórnia e um programa para fornecer a traficantes e usuários de drogas não reincidentes a oportunidade de obter diploma de ensino médio e encontrar emprego.

Esse programa foi transformado pelo Departamento de Justiça dos EUA em um modelo nacional para a aplicação da lei.

Antes de assumir o cargo, em 1990, Kamala trabalhou no gabinete do promotor distrital do Condado californiano de Alameda, onde se especializou em casos de abuso sexual infantil.

Em 2010, a vice-presidente americana foi eleita procuradora-geral da Califórnia e passou a responder pelo maior departamento de Justiça estadual do país. Durante seu mandato, Kamala fechou um acordo de US$ 20 bilhões para californianos cujas casas foram executadas e outro de US$ 1,1 bilhão para fornecer auxílios a estudantes e veteranos de guerra. Kamala também defendeu uma proposta de lei que facilitaria o acesso à saúde e propôs leis ambientais.

Atuação nacional

Kamala Harris, em 2016, foi eleita senadora pela Califórnia, derrotando Loretta Sanchez, com mais de 60% dos votos. Ela conquistou 54 dos 58 condados. Em seu mandato, ela defendeu legislação para combater a fome, fornecer auxílio-aluguel, melhorar a assistência médica materna, expandir o acesso ao capital para pequenas empresas, revitalizar a infraestrutura dos Estados Unidos e combater a crise climática.

Kamala também questionou dois indicados à Suprema Corte enquanto servia no Comitê Judiciário. Ela também elaborou uma legislação bipartidária para ajudar a garantir as eleições americanas enquanto servia no Comitê Seleto de Inteligência do Senado.

Em 2020, Kamala Harris foi candidata a presidente nas primárias do Partido Democrata, momento em que eleitores da sigla escolhem qual candidato os representará nas eleições presidenciais. Kamala perdeu a disputa para o atual presidente dos EUA, Joe Biden, mas foi escolhida por ele para integrar a chapa como candidata a vice-presidente.

No dia 20 de janeiro de 2021, Kamala Harris foi empossada vice-presidente dos Estados Unidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?