Quem é Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá que deixará cargo
Justin Trudeau anunciou, nesta segunda-feira (6/1), renuncia a liderança do Partido Liberal e deve deixar o comando do Canadá em breve
atualizado
Compartilhar notícia
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou, nesta segunda-feira (6/1), a renúncia à liderança do Partido Liberal e disse que que deixará o comando do país em breve, com a escolha de um novo líder.
Trudeau assumiu o cargo de primeiro-ministro em 2015, aos 43 anos. Ele é filho do ex-primeiro-ministro Pierre Trudeau e da ativista Margaret Trudeau.
“Pretendo renunciar ao cargo de líder do partido, como primeiro-ministro, depois que o partido selecionar seu novo líder”, disse Trudeau, nesta segunda, em pronunciamento à nação.
Antes de entrar para a vida política, Trudeau era professor de francês e matemática. Em 2008, ele foi eleito pela primeira vez para o Parlamento do Canadá e em 2012 assumiu o comando do Partido Liberal.
Trudeau foi eleito após uma campanha com promessas consideradas “ousadas”, como uma política de imigração aberta, aumento dos impostos para ricos e combate às mudanças climáticas.
O primeiro-ministro prometeu ainda a legalização da maconha, o que realmente foi feito, e abriu o país a receber 25 mil refugiados sírios. Com ideias liberais, Trudeau conseguiu permitir o uso da cannabis para consumo próprio no país em 2018.
O uso medicinal da maconha já era autorizado desde 2001, mas o uso recreativo só foi conquistado depois da ascensão de Justin Trudeau. Depois da liberação da substância, o primeiro-ministro comemorou nas redes sociais.
“Tem sido muito fácil para nossos filhos conseguirem maconha e para os criminosos colherem benefícios [derivados de sua comercialização]. Hoje mudamos isso”, escreveu Justin Trudeau na rede social X, na época.
Apesar disso, a popularidade de Justin Trudeau nos últimos anos estava em queda. O primeiro-ministro, inclusive, teve que ir a público se desculpar depois que o Parlamento canadense homenageou um homem que serviu unidade nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
“Em nome de todos os que estavam presentes nesta câmara, gostaria de oferecer minhas mais sinceras desculpas pelo que aconteceu na sexta-feira”, lamentou Trudeau, na ocasião.
O primeiro-ministro permanecerá no cargo até que o Partido Liberal escolha um novo líder. Ele também anunciou que o Parlamento ficará suspenso até 24 de março, para a deliberação a respeito da nova liderança.