Quem é Gabriel Boric, esquerdista eleito como presidente do Chile
Aos 35 anos de idade, Gabriel Boric será o presidente mais novo do Chile. Ele terá trabalho para unificar o país polarizado
atualizado
Compartilhar notícia
Candidato da aliança Apruebo Dignidad (Aprovo a dignidade), Gabriel Boric (foto em destaque) será empossado como presidente do Chile em março de 2022 após derrotar José Antonio Kast. O candidato de extrema-direita perdeu o pleito após o concorrente obter 55,87% dos votos nesse domingo (19/12).
Morador da região de Magallanes, no sul do país, e descendente de imigrantes croatas, Boric é bacharel em direito pela Universidade do Chile. Ex-líder estudantil, atuou como deputado e foi um dos fundadores da coalizão política Frente Ampla. Ele terá trabalho para unificar um país polarizado.
Com 35 anos, será presidente mais jovem da história do Chile. Nascido em 11 de fevereiro de 1986, Boric é filho de Luis Javier Boric e María Soledad Font.
Boric fez sua campanha calcada no discurso da “esperança” e defendendo representar o anseio por mudanças, com a promessa de fortalecer um estado de bem-estar social no país.
“Representamos o processo de mudança e transformação que se aproxima, (mas) com certeza, com a gradação necessária”, disse, durante a campanha.
Boric derrotou Kast, tido como “Bolsonaro do Chile” e defensor declarado do ex-ditador Augusto Pinochet. Teve o apoio do Partido Comunista e de uma coalizão de partidos de esquerda.
Desde então, eles tentaram construir pontes em direção ao centro e atentos aos milhares de eleitores que votaram em primeira instância em outros candidatos, como o direitista moderado Sebastián Sichel, o democrata cristão Yasna Provoste ou o economista liberal Franco Parisi, entre outros.