Quatro países da América do Sul suspendem voos do Reino Unido
Medidas foram tomadas por causa da mutação do novo coronavírus identificada no país europeu
atualizado
Compartilhar notícia
Ao menos quatro países da América do Sul anunciaram a suspensão de voos do Reino Unido, onde foi identificada uma nova cepa do coronavírus que pode ser até 70% mais transmissível.
As restrições foram anunciadas nesse domingo (20/12) por Argentina, Colômbia, Peru e Chile. Até a última atualização desta reportagem, o governo brasileiro não havia se manifestado sobre o assunto.
A nova mutação do SARS-CoV-2 foi detectada pela primeira vez no sudeste da Inglaterra, em setembro. Desde então, está rapidamente se tornando a cepa dominante em Londres, capital do país, e em outras regiões.
“Infelizmente, a nova cepa está fora de controle. Devemos retomar o controle, e a única forma de fazer isso é restringir os contatos sociais”, disse o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, à rede Sky News.
Vários países da Europa, como Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica, Áustria, Irlanda e França, também suspenderam conexões com o território britânico por causa da nova mutação do coronavírus.
A seguir, veja detalhes das medidas anunciadas na América do Sul:
Argentina
“O governo nacional decidiu suspender a partir desta segunda-feira (21/12), preventivamente, a entrada e saída de voos para a Grã-Bretanha, devido à situação epidemiológica daquele país”, informou a Argentina, em nota.
A exceção, no entanto, é a chegada de um voo previsto para as 9h desta segunda-feira, no Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, capital da Argentina.
Os passageiros, contudo, deverão cumprir quarentena de sete dias, desde que comprovados os requisitos para entrada no país: teste PCR com resultado negativo e seguro Covid-19.
“Enquanto isso, a DNM [Direção Nacional de Migração] notificará de forma confiável as jurisdições nas quais os passageiros e a tripulação estabeleceram domicílio na declaração para controlar o cumprimento estrito do isolamento obrigatório”, prosseguiu.
Leia aqui a íntegra da nota do governo da Argentina.
Colômbia
O presidente da Colômbia, Iván Duque, afirmou nesse domingo que, além de suspender os voos do Reino Unido, as pessoas que chegaram nos últimos oito dias do país europeu deverão entrar em isolamento por um período de duas semanas.
“Essas pessoas serão notificadas, a partir da informação migratória que possuímos. Peço a essas pessoas que, ao receberem esta informação, entendam a importância de ficar em isolamento por 14 dias”, sintetizou.
As medidas anunciadas pelo presidente colombiano começam nesta segunda-feira. Assista:
Ante la aparición de una cepa que acelera el #Covid_19 decidimos suspender, a partir de mañana, vuelos desde y hacia el Reino Unido; además, las personas que arribaron de dicho país en los últimos 8 días, entrarán en aislamiento en disposición a lo establecido por @MinSaludCol. pic.twitter.com/o9FaiQBk9d
— Iván Duque 🇨🇴 (@IvanDuque) December 21, 2020
Peru
O Ministério dos Transportes e Comunicações do Peru desautorizou, nessa noite, voos diretos ou com escala no Reino Unido. “O governo peruano tem monitorado de perto o desenvolvimento e a evolução da Covid-19 no mundo para proteger a saúde e a vida dos peruanos”, esclareceu.
Desde que a restrição foi relaxada, apenas passageiros originários de Madri, Barcelona e Amsterdam desembarcaram no país.
“É importante ressaltar que até o momento nenhum voo chegou de Londres (Reino Unido). Nem voos de Londres a Lima ou de Lima a essa cidade estão programados nos próximos dias”, prosseguiu.
Leia aqui a íntegra da nota do governo do Peru.
Chile
A suspensão de voos diretos do Reino Unido para o Chile começará a partir desta terça-feira (22/12).
Além disso, qualquer passageiro estrangeiro não residente que tenha estado no Reino Unido nas últimas duas semanas será proibido de entrar no Chile, independentemente da destinação inicial do voo.
E passageiros que já entraram no Chile, mas que estiveram no Reino Unido, serão obrigados a cumprir uma quarentena de duas semanas.
Veja a íntegra das medidas anunciadas pelo governo do Chile:
🔴 [GOBIERNO INFORMA]
Se prohibe entrada al país a extranjeros que hayan estado en Reino Unido en los últimos 14 días, debido a su situación epidemiológica. Más información en el siguiente comunicado: pic.twitter.com/MAMbB8bQab— Gobierno de Chile (@GobiernodeChile) December 21, 2020