metropoles.com

Quase metade de Cuba fica sem eletricidade após falha técnica

Falha causada por queimadas de cana-de-açúcar deixa quase metade das províncias de Cuba sem energia elétrica nesta segunda-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Street with Cuban flag in Havana
1 de 1 Street with Cuban flag in Havana - Foto: iStock

Uma falha técnica no sistema de eletricidade de Cuba deixou quase metade da ilha sem energia nesta segunda-feira (13/2). A Unión Eléctrica (UE), órgão que faz parte do Ministério de Minas e Energia do governo cubano, confirmou o apagão em nota. Ela atribui o problema à queimada de cana-de-açúcar próxima a uma estação de eletricidade.

De acordo com a UNE, a falha ocorreu por volta das 14h do fuso-horário cubano (16h em Brasília), na linha de 220 kv (kilovolts) que liga as cidades de Santi Spíritus e Nuevitas. “A causa que originou a desconexão do serviço foi uma queima de cana na área”, disse o ministério. O governo cubano explica que, quando há queimada, o ar fica ionizado, o que pode provocar falhas entre as linhas de transmissão de energia.

Quando as duas linhas deixaram o sistema, a transferência de energia entre a zona oeste-centro-leste foi cortada e causou a queda do sistema de Ciego de Ávila para Guantánamo. A área afetada corresponde a 7 das 15 províncias de Cuba.

Após o ocorrido, o governo deu início ao processo de restauro do sistema. O processo envolve a incorporação de unidades de termoelétricas ao sistema, com duração prevista de 4 a 5 horas. Não há atualizações sobre a conclusão do reparo.

Vale lembrar que o sistema de distribuição de energia de Cuba foi impactado com a passagem do furacão Ian pela ilha, em setembro último. Na ocasião, o governo precisou cortar a energia como medida de prevenção, deixando quase 1 milhão de pessoas sem eletricidade.

Problemas de infraestrutura, porém, já tornaram apagões fenômenos constantes em várias regiões de Cuba.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?