metropoles.com

Quase 2 milhões deixaram Venezuela desde 2015, diz ONU

Cerca de 5 mil pessoas abandonam o país todos os dias. Principais destinos são Colômbia, Peru, Equador e Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES
Novos filhos do Brasil
1 de 1 Novos filhos do Brasil - Foto: IGO ESTRELA/METRÓPOLES

Cerca de 1,9 milhão de pessoas saíram da Venezuela desde 2015 para fugir da crise econômica e política que o país atravessa, anunciou nesta segunda-feira (1º/09) o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

“Atualmente, cerca de 5 mil pessoas abandonam a Venezuela a cada dia. É o maior movimento populacional na história recente da América Latina”, afirmou o alto-comissário da ONU para refugiados, Filippo Grandi, na abertura da reunião anual do comitê executivo da agência, em Genebra.

“Com mais de 2,6 milhões de venezuelanos fora do país, é essencial uma abordagem política e humanitária para ajudar os países que os recebem em número crescente”, defendeu.

Um porta-voz do Acnur, William Spindler, explicou que o fluxo diário de 5 mil pessoas citado por Grandi é “uma tendência que se observa desde o princípio deste ano” e sublinhou que, apesar de a crise ter já vários anos, “o grande êxodo começou este ano”.

“Com base nos dados oficiais, estimamos que 1,9 milhão de venezuelanos deixaram o país desde 2015 com destino principalmente a outros países da América do Sul, como o Brasil, a Colômbia, o Equador e o Peru”, precisou.

Grandi lembrou que o Acnur e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) estabeleceram uma plataforma de coordenação regional, tendo designado em 19 de setembro o ex-vice-presidente da Guatemala Eduardo Stein como “representante especial para os refugiados e migrantes venezuelanos“, para trabalhar com os governos da região, para criar alianças regionais e ajudar os países que acolhem refugiados.

A grave crise econômica que afeta a Venezuela, marcada por uma acentuada recessão, hiperinflação e escassez de alimentos, medicamentos e outros produtos básicos, provocou um êxodo de centenas de milhares de venezuelanos.

Tendo recebido cerca de 1 milhão de pessoas, a Colômbia é o país que recebeu o maior número de refugiados, seguida do Peru.

“Louvo os países que mantiveram as suas fronteiras abertas e que oferecem asilo ou outras formas de permanência legal” aos venezuelanos, declarou Grandi. “Mas há ainda muito a fazer para garantir a coerência regional da resposta dada em matéria de proteção”, acrescentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?