Por risco de salmonella, empresa faz recall de cereais nos EUA
A companhia, conhecida pelos cereais e flocos de aveia, emitiu alerta devido ao risco de contaminação por seus produtos vendidos nos EUA
atualizado
Compartilhar notícia
A Quaker Oats, companhia conhecida pelos cereais e salgadinhos e pertencente à PepsiCo, ampliou um recall anterior de dezembro para incluir diversos produtos potencialmente contaminados com Salmonella, bactéria conhecida por causar intoxicação alimentar.
A lista de itens perigosos contém alimentos populares como as barras de cereais Cap’n Crunch Treats e as barras de chocolate Gatorade Protein Peanut Butter, cujo as datas de validade estão entre 11 de janeiro de 2024 e 31 de outubro de 2024, conforme anunciado pela empresa no site da Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos Estados Unidos, na última quinta-feira (11/1).
Segundo a FDA, o recall inicial incluía “barras de granola e cereais de granola específicos,” como as barras Quaker Chewy, produtos Quaker Simply Granola e Quaker On The Go Snack Mix, também devido ao risco de intoxicação alimentar.
Os produtos foram vendidos nos Estados Unidos, Porto Rico e nas ilhas de Guam e Saipan. Não há registros dos produtos com risco de contaminação em solo brasileiro. Confira alista completa dos itens no site da FDA.
A Quaker deixou de explicar como ocorreu a intoxicação. De acordo com o jornal USA Today, porém, a companhia afirmou não haver relatos confirmados de contaminação por Salmonella causadas pelos produtos.
Contaminação
A Salmonella é capaz de colonizar o organismo tanto de pessoas como de animais e provoca infecções que, em casos graves, podem levar à morte. Os sintomas de contaminação incluem vômitos, dores abdominais, febre e diarreia.