Putin aceita visitar Erdogan, que tenta renegociar acordo do Mar Negro
Um dos principais temas do encontro entre Putin e Erdogan deve ser o acordo do Mar Negro, que a Rússia abandonou em julho
atualizado
Compartilhar notícia
Vladimir Putin concordou em visitar a Turquia e se encontrar com o presidente Recep Tayyip Erdogan, onde uma das principais pautas deve ser o acordo do Mar Negro. A informação foi divulgada por Moscou e Ancara nesta quarta-feira (2/8).
O anúncio aconteceu após uma conversa por telefone entre os dois presidentes. Datas para o encontro, no entanto, ainda não foram acertadas.
A visita de Putin à Turquia, caso concretizada, é mais um passo de Erdogan para uma possível retomada do acordo de grãos do Mar Negro, que a Rússia decidiu abandonar em julho deste ano.
O pacto, firmado em julho de 2022, permitia a escoação de alimentos pelas águas do Mar Negro mesmo em meio ao conflito na região. A Rússia, no entanto, alegou que partes da negociação inicial não foram cumpridas e decidiu abandonar o acordo.
Desde então, Erdogan disse que tentaria convencer Putin a retomar o acordo. O presidente da Turquia participou da primeira negociação, juntamente com a Organização das Nações Unidas (ONU).