metropoles.com

Putin sobre Gorbachev: “Teve grande impacto na história do mundo”

Mikhail Gorbachev morreu aos 91 anos nessa terça-feira. Ele foi o oitavo e último líder soviético antes da dissolução do Estado socialista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sefa Karacan/Anadolu Agency via Getty Images)
imagem colorida mostra vladimir putin presidente da russia - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra vladimir putin presidente da russia - Metrópoles - Foto: Sefa Karacan/Anadolu Agency via Getty Images)

O presidente russo, Vladimir Putin (foto em destaque), fez uma homenagem, nesta quarta-feira (31/8), ao ex-lider soviético Mikhail Gorbachev, que morreu aos 91 anos nessa terça-feira (30/8). De acordo com Putin, o último líder da União Soviética teve “um grande impacto na história do mundo”.

“Mikhail Gorbachev é um político e um estadista que teve um grande impacto na evolução da história do mundo. Guiou o nosso país em um período de mudanças complexas e dramáticas, e de grandes desafios de política externa, econômicos e sociais”, afirmou Putin, por meio de um telegrama de condolências publicado pelo Kremlin.

6 imagens
Mikhail Gorbachev, ex-presidente da antiga União Soviética
1 de 6

Mikhail Gorbachev morreu aos 91 anos

Reprodução/redes sociais
2 de 6

Reprodução/redes sociais
3 de 6

Reprodução/redes sociais
4 de 6

Reprodução/redes sociais
5 de 6

Reprodução/redes sociais
6 de 6

Mikhail Gorbachev, ex-presidente da antiga União Soviética

YouTube/Reprodução

 

A relação entre o antigo líder soviético e o atual presidente russo começou nos anos 2000, durante a primeira eleição de Putin. Em 2006, porém, Gorbatchov passou a criticar Putin por suas tendências autoritárias crescentes. Nos últimos protestos a favor da democracia na Rússia, o ex-líder soviético pediu o afastamento do presidente, e chegou a chamá-lo de idiota no documentário “Gorbatchev.Céu”, de 2020.

Líderes lamentam morte

Outros líderes mundiais lamentaram a morte de Gorbachev. “Sempre admirei a coragem e a integridade que ele demonstrou ao terminar a Guerra Fria de forma pacífica. Em uma época de agressão de Putin à Ucrânia, o comprometimento incansável para abrir a sociedade soviética ainda é um exemplo para nós todos”, disse o primeiro o ministro do Reino Unido, Boris Johnson.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o ex-líder soviético será lembrado como um “homem de visão”.

“Estes foram os atos de um líder excepcional, com imaginação para ver que um futuro diferente era possível e a coragem de arriscar sua carreira para alcançá-lo”, declarou Biden em um comunicado, por meio do qual faz referência às reformas democráticas colocadas em prática por Gorbachev.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou sentir-se “profundamente entristecido” e definiu Gorbachev como “um homem único que mudou o curso da história”.

“Eu sempre admirei a coragem e a integridade que ele demonstrou ao terminar a Guerra Fria de forma pacífica. Em uma época de agressão de Putin à Ucrânia, o comprometimento incansável para abrir a sociedade soviética ainda é um exemplo para nós todos.”

“Doença grave”

Segundo o Hospital Clínico Central da Academia Russa de Ciências, Gorbatchov passava por uma “doença grave e prolongada”.

Gorbachev, que comandou o Kremlin de 1988 a 1991, foi o oitavo e último líder soviético antes da dissolução do Estado socialista, em 25 de dezembro de 1991.

Ele nasceu em março de 1931 em Privolnoye, na Rússia, e ficou conhecido pela origem humilde. Filho de camponeses, Gorbachev costumava brigar por reformas. Como presidente, aplicou dois planos de reforma na URSS: a Perestroika (reestruturação) e a Glasnost (transparência).

Sua era ficou famosa pela política moderada e abertura social, política e econômica da então URSS.

Nos países ocidentais, Gorbachev é relacionado diretamente ao fim da Guerra Fria e da disputa entre os blocos capitalista (liderado pelos Estados Unidos) e comunista (liderado pela URSS). Na Rússia, porém, o antigo líder é comumente associado a reformas que causaram o colapso soviético.

Nobel da Paz

Com a reorganização que incluiu um novo Congresso, a União Soviética teve em 1989 as primeiras eleições desde 1917. Gorbachev foi eleito presidente e tomou posse em 1990, ano da queda do muro de Berlim.

No mesmo ano, recebeu o Nobel da Paz por “seu papel no processo de paz que hoje caracteriza partes importantes da comunidade internacional”, segundo disse a entidade na ocasião. Ele presidia a Fundação Gorbachev, dedicada a programas de caridade e à educação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?