metropoles.com

Putin sobre atentado ao chefe de defesa nuclear russa: “Erros sérios”

Vladimir Putin comentou o atentado, reivindicado pela Ucrânia, que matou o chefe da defesa nuclear. Ataque ocorreu em Moscou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Contributor/Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles - Foto: Contributor/Getty Images

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comentou o ataque a bomba que matou Igor Kirillov, chefe da unidade de armas químicas do exército russo, em Moscou, nessa terça-feira (17/12). A Ucrânia reivindicou a autoria do atentado.

Putin admitiu, durante coletiva de imprensa anual de fim de ano na capital do país, nesta quinta-feira (19/12), que as forças especiais russas não interceptaram a operação. “Isso significa que precisamos melhorar esse trabalho. Não podemos permitir que erros tão sérios aconteçam”, ressaltou.

3 imagens
Patinete da marca Kugoo Kirin usado no atendado após explosão
1 de 3

Reprodução/ Redes sociais
2 de 3

Reprodução/ Redes sociais
3 de 3

Patinete da marca Kugoo Kirin usado no atendado após explosão

Reprodução

O atentado ocorreu do lado de fora de um prédio de apartamentos na avenida Ryazansky Prospekt, a poucos quilômetros do Kremlin. O artefato exlosivo foi colocado em um patinte elétrico estacionado perto do residencial. O tenente-general Igor Kirillov e um assistente foram mortos durante a explosão.

Kirillov era o responsável pelas forças de proteção contra radiação química e biológica da Rússia. O atentado ocorreu um dia depois de a Ucrânia acusar o tenente-general de usar armas químicas proibidas em território ucraniano.

Duelo de mísseis com EUA

Ainda durante a coletiva de imprensa, Putin sugeriu um “duelo” de mísseis com os Estados Unidos. O objetivo do desafio seria mostrar que o novo míssil balístico hipersônico russo, o Oreshnik, poderia derrotar qualquer sistema de defesa norte-americano.

O líder russo chegou a afirmar que, se ambos os lados selecionassem um alvo para ser protegido por mísseis dos EUA, a Rússia provaria que pode derrotar qualquer sistema de defesa. “Estamos prontos para tal experimento”, ameaçou Putin.

Em 21 de novembro, o governo da Rússia usou o Oreshnik, pela primeira vez, contra a cidade ucraniana Dnipro. O ataque ocorreu em resposta ao uso de mísseis balísticos Atacms dos EUA e Storm Shadows britânicos, pela Ucrânia, para atingir território russo com permissão ocidental.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?