metropoles.com

Putin se desculpa por queda de avião, mas responsabiliza Ucrânia

Presidente russo, Putin culpou drones ucranianos por atacarem a Rússia e disse que as forças de defesa aérea russas repeliam os ataques

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Contributor/Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles - Foto: Contributor/Getty Images

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpas neste sábado (28/12) a Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, pela queda do avião operado pela companhia aérea Azerbaijan Airlines, no último 25 de dezembro.

Segundo a agência de notícias russa Interfax, os dois líderes conversaram por telefone por iniciativa do lado russo. Putin teria classificado o evento de “incidente trágico”.

O piloto da aeronave, fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), arriscou um pouso de emergência a cerca de 3 km do centro urbano de Aktau e na costa do Mar Cáspio. Após oscilar no ar e perder altitude, o piloto tentou tocar o solo, mas o avião o atingiu com força e pegou fogo. O acidente deixou 38 mortos.

O Kremlin disse que, enquanto a aeronave tentava pousar em Grozny, drones ucranianos atacavam a Rússia e as forças de defesa aérea russas repeliam os ataques.

“Durante esse período, Grozny, (a cidade de) Mozdok e Vladikavkaz estavam sendo atacados por drones de combate ucranianos e a defesa aérea russa estava repelindo esses ataques”, disse o Kremlin.

As investigações preliminares sobre o acidente apontam para “interferências físicas e técnicas externas”.

Publicações nas redes sociais e autoridades ventilam a possibilidade de o avião ter sido atingido, por engano, por um míssil antiaéreo russo.

O Kremlin informou nessa sexta-feira (27/12) que não faria comentários sobre o episódio antes do fim da apuração. “Uma investigação está em andamento. Acreditamos que não temos o direito de fazer comentários antes das conclusões da investigação”, ressaltou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

O acidente

O avião da Embraer da Azerbaijão Arilines (AZAL) saiu de Baku para Grozny, e caiu perto de Aktau. Havia 67 pessoas a bordo, incluindo cinco tripulantes, dos quais 42 eram cidadãos do Azerbaijão, 16 da Rússia, 6 do Cazaquistão, 3 do Quirguistão. Ao todo, 38 pessoas morreram e 29 ficaram feridas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?