metropoles.com

Putin afirma que Rússia está pronta para entrar em uma guerra nuclear

Apesar disso, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que não vê necessidade do uso de armas nucleares na guerra contra a Ucrânia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Contributor/Getty Images
Imagem colorida mostra Putin, presidente da Rússia, usando casaco G20 - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Putin, presidente da Rússia, usando casaco G20 - Metrópoles - Foto: Contributor/Getty Images

Ao ser questionado se a Rússia está preparada para uma guerra de escala nuclear, o presidente Vladimir Putin afirmou que o país está tecnicamente “pronto” para essa significativa escalada no conflito.

“Do ponto de vista técnico-militar, a Rússia está pronta para uma guerra nuclear”, disse durante entrevista à televisão Rossiya-1 e à agência de notícias estatal RIA.

Apesar disso, o líder russo comentou que esse cenário não parece estar “apressado”. Ele ainda reforçou que não vê necessidade do uso de armas nucleares na guerra contra a Ucrânia, que já dura dois anos.

3 imagens
Vladimir Putin
Eleições na Rússia durarão 3 dias e tem Putin como o principal nome
1 de 3

Presidente da Rússia, Vladimir Putin

Mikhail Svetlov/Getty Images
2 de 3

Vladimir Putin

Contributor/Getty Images
3 de 3

Eleições na Rússia durarão 3 dias e tem Putin como o principal nome

Contributor/Getty Images

Em 29 de fevereiro, o mandatário alertou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre o risco de uma guerra nuclear. Em um discurso forte, o líder russo disse que o país também tem armamentos poderosos.

“[A Rússia têm] armas que podem derrotá-los no seu próprio território e, claro, tudo isto é muito perigoso, porque poderia, na verdade, desencadear o uso de armas nucleares. Eles não entendem isso?”, questionou.

Putin alerta Ocidente

O chefe do Kremlin ainda afirmou que, caso os Estados Unidos (EUA) enviem tropas à Ucrânia ou à Rússia, o governo vai tratar tal medida como uma “interferência” no conflito.

“[Nos EUA] há especialistas suficientes no campo das relações russo-americanas e no campo da restrição estratégica. Portanto, não acho que tudo aqui esteja precipitado [sobre uma guerra nuclear], mas estamos prontos para isso”, enfatizou.

O governo norte-americano já negou a possibilidade de enviar militares à guerra na Ucrânia. “O presidente [Joe] Biden deixou claro que os EUA não enviarão tropas para lutar na Ucrânia”, disse Adrienne Watson, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?