Putin revela que repassou recado de Lula para Maduro nos Brics
Relação entre Lula e Maduro ficou estremecida após as eleições presidenciais na Venezuela, em julho deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
Durante encontro com Nicolás Maduro na cúpula dos Brics, Vladimir Putin usou parte do tempo para repassar um recado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao líder chavista, revelou o presidente da Rússia nesta quinta-feira (24/10).
Por conta de um acidente, o presidente do Brasil cancelou sua participação na reunião do bloco, realizada em Kazan, na Rússia. Já o líder venezuelano chegou à cúpula dos Brics na última terça-feira (22/10) após convite de Putin.
“Lula me pediu para dizer algumas palavras ao presidente da Venezuela durante nossa conversa telefônica. Espero que a situação [entre os dois países] se alinhe”, afirmou o presidente russo sem dar maiores detalhes sobre o teor da conversa.
Putin diz que repassou recado de Lula para Maduro e que discorda da posição do Brasil sobre a Venezuela.
“Eu conheço o presidente Lula como uma pessoa muito honesta e decente e com certeza ele abordará a situação de maneira objetiva”, afirmou o líder russo.
Vladimir Putin… pic.twitter.com/y3T5AEMT9A
— Metrópoles (@Metropoles) October 24, 2024
Apesar do histórico de parceria, a relação entre os dois líderes sul-americanos ficou estremecida após as eleições presidenciais da Venezuela, realizadas em julho deste ano.
Assim como parte da comunidade internacional, o governo Lula ainda não reconheceu a reeleição de Maduro, apesar de o Brasil atuar como uma espécie de ponte entre o regime chavista e países que contestam a transparência do pleito.
Durante a entrevista coletiva, Putin afirmou que a Rússia não concorda com o posicionamento do Brasil sobre a questão da Venezuela, mas disse acreditar que Lula resolverá o assunto de “maneira objetiva”.
“Eu conheço o presidente Lula como uma pessoa muito honesta e decente e com certeza ele abordará a situação de maneira objetiva”, afirmou o líder russo.