metropoles.com

Putin parabeniza Xi Jinping por terceiro mandato como líder da China

Durante congresso, Partido Comunista Chinês reelegeu Xi como secretário-geral, presidente e líder do Exército chinês por mais cinco anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kremlin Press Office
Putin convoca cidadãos e ameaça guerra nuclear contra Ocidente
1 de 1 Putin convoca cidadãos e ameaça guerra nuclear contra Ocidente - Foto: Kremlin Press Office

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou o presidente chinês, Xi Jinping, que, neste domingo (23/10), foi reeleito para um terceiro mandato como líder do país asiático.

Segundo o Kremlin, o russo disse que espera abranger a parceria com a China. “Os resultados do Congresso do Partido confirmam plenamente sua alta autoridade política, bem como a unidade do partido que você lidera”, afirmou Putin.

Em fevereiro deste ano, três semanas antes de militares russos invadirem a Ucrânia, Rússia e China assinaram um acordo de parceria “sem limites”. Cada vez mais o Kremlin tem visto na China um parceiro geopolítico e econômico fundamental, sobretudo em um momento em que a Rússia sofre sanções políticas em razão da guerra na Ucrânia.

“[A reeleição de Xi Jimping] fortalecerá a posição da China na arena internacional e ajudará a Rússia a realizar seus vastos investimentos domésticos e planos de desenvolvimento”, disse o governo russo.

Reeleição de Xi

Xi Jinping foi reeleito como secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC). Com isso, ele seguirá no comando do país por mais cinco anos. Este é o terceiro mandato seguido de Xi, que consolida seu poder na liderença do país asiático.

Além de ter sido reeleito secretário-geral, ele também foi reconduzido como presidente e líder do Exército durante o 20º Congresso do PCC.

Ao reeleger Xi, o congresso do Partido Comunista Chinês também aprovou uma série de emendas à constituição partidária que fortalecem a liderança do presidente do país.

A constituição partidária é um documento considerado de autoridade máxima, tendo de ser respeitando por todos os 96 milhões de integrantes do partido. As alterações aprovadas não têm prazo de validade.Entre as mudanças, estão:

  • regras que definem o líder do partido como autoridade central do país e suas ideias como norteadoras do desenvolvimento da China;
  • reconhecimento do partido como a força de liderança política suprema;
  • oposição aos separatistas que buscam a independência de Taiwan; e
  • exigência de lealdade política nas forças armadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?